Região serrana do Rio já registra 744 mortes; chuvas diminuem
A Defesa Civil informou nesta quinta-feira que subiu para 744 o total de pessoas mortas na região serrana do Rio em decorrência das chuvas que atingem a área desde a semana passada. As cidades que tiveram óbitos são Nova Friburgo (357), Teresópolis (302), Petrópolis (64) e Sumidouro (21).
Além disso, há 13.830 pessoas fora de suas casas na região, sendo 7.780 desalojados --que estão em casa de amigos ou parentes-- e 6.050 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Petrópolis é a cidade com maior número de pessoas fora de casa, com 3.600 desalojados e 2,8 mil desabrigados.
Já em Nova Friburgo há 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados, e Teresópolis, 960 desalojados e 1.280 desabrigados.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para hoje céu claro a parcialmente nublado com chuvas isoladas na região serrana do Estado.
Segundo o meteorologista do Inmet Lúcio de Souza, a tendência esta semana é de diminuição das chuvas no Estado do Rio de Janeiro. "As chuvas no Rio de Janeiro passam a ser passageiras, típicas de verão, com a temperatura máxima de 36ºC."
DOAÇÕES
O Corpo de Bombeiros informou que recolheu 47.867 litros de água e cerca de 101 toneladas e meia de alimentos não perecíveis e produtos de higiene para as vítimas das chuvas. As doações foram feitas pela população nos 106 quartéis da corporação instalados em diferentes cidades do Estado. Outras doações são feitas ainda a outras instituições, além de outros Estados.
Somente a Cruz Vermelha contou 130 mil toneladas de roupas, um pouco menos que as 180 toneladas de alimentos doados e informou que os galpões estão lotados. A prioridade agora é receber itens de limpeza como água sanitária, cloro, além de alimentos, produtos para bebês e material de higiene pessoal --escova de dentes, absorventes femininos e sabonetes, por exemplo.
Segundo a Defesa Civil, foram encaminhados ainda colchões, cestas básicas, cobertores, roupas de cama e toalhas para os abrigos. Além das cidades que registraram mortes em decorrência das chuvas, as doações estão sendo encaminhadas ainda para Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, que também foram afetadas.
Comentários