Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 20 de Janeiro de 2011 às 07:09
Por: Jean Campos

    Imprimir


MARCOS LOPES/DC
Secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, defende que o partido desde já trabalhe o consenso na disputa à prefeitura
Secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, defende que o partido desde já trabalhe o consenso na disputa à prefeitura

Homem-forte do governo Blairo Maggi (PR) que conseguiu ampliar sua influência junto ao governo Silval Barbosa (PMDB), o secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, afastou ontem qualquer possibilidade de vir a disputar a prefeitura de Cuiabá, em 2012, pelo Partido da República. Filiado ao PR em 2007, a pedido do ex-governador, Éder avalia que o partido possui nomes fortes para concorrer à sucessão do prefeito Chico Galindo (PTB). Entre os possíveis candidatos Éder já declara apoio ao deputado estadual reeleito Sérgio Ricardo (PR). “Não tenho nenhuma pretensão em disputar a prefeitura de Cuiabá”, frisou o chefe da Casa Civil.

Éder diz que não possui tal intenção mesmo que a candidatura seja um clamor do partido. Sua filiação, embora assinada em 2007, só foi registrada recentemente junto à Justiça Eleitoral. Em 2008, Éder também foi cogitado para a disputa.

Para ele, além de Sérgio Ricardo, o PR possui o suplente de deputado Emanuel Pinheiro como nome forte para a disputa. Éder Moraes avalia que, mesmo ainda cedo para a discussão, o partido deverá construir unidade em torno dos possíveis candidatos.

A discussão, segundo ele, deve contar com a participação do governador Silval Barbosa. O peemedebista tem sustentado que não participará das articulações para o pleito municipal. Silval, porém, defende que os 11 partidos que compuseram a coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, responsável pela sua reeleição, busquem harmonia e unidade em 2012.

O deputado estadual Sérgio Ricardo foi reeleito no último pleito com 87.407 votos e se consolida como uma forte liderança política da Baixada Cuiabana. Ele foi o parlamentar mais votado na Capital e em Várzea Grande. Do total de votos dele, 46.919 foram apenas de Cuiabá. Na cidade vizinha, Sérgio obteve 16.823.

Na Capital, ele conquistou 33.144 votos a mais que o segundo colocado, Walter Rabello (PP). Só em Várzea Grande o republicano obteve mais votos do que toda a votação do deputado estadual Maksuês Leite (PP), com 13.910, que amargou a quarta suplência.

A força do republicano o coloca no centro das discussões para a eleição da mesa diretora da Assembleia. Ele deve encabeçar, ao lado de José Riva (PP), uma chapa de consenso que agrega apoio de todas as legendas.

Em 2004, Sérgio Ricardo disputou a prefeitura de Cuiabá e perdeu para Wilson Santos (PSDB). Em 2006, ele pretendia figurar na disputa, porém o PR lançou o empresário Mauro Mendes que, mais tarde, se ‘mudou’ para o PSB para disputar o governo do Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104440/visualizar/