Mercado de trabalho diminui inadimplência, aponta pesquisa
Os consumidores com dívidas ou contas em atraso ficaram em 22,1% em janeiro, ante 23,5% em dezembro de 2010, segundo estudo divulgado nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A melhora se deu por conta do momento favorável no mercado de trabalho.
Segundo a CNC, o mercado de trabalho estável auxilia a queda do nível de inadimplência medido pela Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional). A confederação afirma que a satisfação do brasileiro com o emprego e com a sua renda atual foram os itens que mais se destacaram na composição do índice. A mesma pesquisa revela, no entanto, que o endividamento das famílias brasileiras subiu para 59,4% por conta do Natal, pouco acima do dado coletado no último mês de 2010.
Quando a base de comparação passa a ser anual, vemos que houve recuo no total de endividados (59,4% deste mês, ante 61,2% em janeiro de 2010), no percentual de famílias endividadas (22,1% este mês, ante 29,8%) e no total dos brasileiros sem condições de quitar seus débitos (7,9% neste mês e 9,9% em 2010).
Comentários