DIAP prevê que Blairo será uma das principais figuras do Senado
O senador diplomado Blairo Maggi (PR) será uma das principais figuras no Senado a partir de 1º de fevereiro, quando tomam posse os novos parlamentares. A previsão é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), feita na publicação “Radiografia do Novo Congresso – Legislatura 2011-20155”, que acaba de ser lançada.
Esta é a 5ª edição da "Radiografia do Novo Congresso", que faz parte da série estudos políticos, destinada a registrar e analisar o processo eleitoral, “pontuando seu eixo central e suas principais características”. A radiografia traça o perfil socioeconômico da Câmara e do Senado, “além de relatar detalhadamente a situação de cada um dos atuais e novos parlamentares em suas respectivas unidades da Federação”.
Ao traçar “O mapa do poder no novo Congresso, Quem ganhou e quem perdeu”, a radiografia analisa cada um dos partido e seus ganhos e perdas quantitativas e qualitativas. Sobre o Partido da República, o estudo do DIAP mostra que o PR ganhou em quantidade na Câmara, onde foi o partido que mais cresceu em comparação a 2006, e em qualidade no Senado.
“O partido, que elegeu 40 deputados, foi o que mais cresceu tendo como parâmetro o pleito de 2006. Quando sufragou apenas 23 deputados”, destaca a publicação ao analisar sobre a Câmara. Em relação ao Senado, o estudo observa que “apesar de não ter crescido, com a manutenção da bancada atual de quatro senadores”, o partido ganhou qualitativamente.
“O PR ganhou em qualidade com a chegada do senador Blairo Maggi, ex-governador de Mato Grosso e uma das principais lideranças ruralistas do país. Ele e o senador Alfredo Nascimento (AM) serão as duas principais figuras do partido no Senado”, diz o texto, que foi elaborado antes da posse de Dilma Rousseff, não relacionado, portanto, Nascimento como o atual ministro dos Transportes.
Comentários