13 cidades contempladas com obras para turismo
O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou ontem o início de obras de infrestrutura turística para os próximos dois meses com orçamento previsto de R$ 250 milhões, além de 40% de contrapartida do Ministério do Turismo. O anúncio foi feito após reunião com a diretoria da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa 2014 (Agecopa) e a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra (PMDB).
De acordo com o chefe do Executivo, o recurso está em fase de análise na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e será viabilizado por meio de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A previsão otimista do governador é que a liberação ocorra em até 30 dias e as obras comecem em outros 30 dias.
Foram escolhidas para receber as obras localidades num raio de 250 km da Capital, o que engloba 13 municípios. “Estamos muito otimistas com o andamento das obras. Além de Cuiabá e Várzea Grande, pretendemos aprimorar a infraestrutura de cidades turísticas como Cáceres, Nobres, Barão de Melgaço, Santo Antônio, entre outras. Sem contar com o Verdão que deverá estar pronto até o final de 2012”, planejou Silval.
A secretária Teté Bezerra admite que o projeto não irá contemplar o Estado em sua totalidade, já que o recurso tem o objetivo específico de atender as exigências da Fifa perante as cidades-sede da Copa do Mundo. A peemedebista, entretanto, avalia que o montante liberado pelo BNDES, somado à contrapartida do governo Federal, trará mudanças significativas para a região contemplada. “As obras englobam ações de qualificação profissional, regularização fundiária das áreas, além da infraestrutura. É possível promover essa transformação social no prazo de três anos”, analisa a secretária.
Após a reunião, Teté Bezerra foi a Brasília encaminhar os projetos que serão executados em Mato Grosso com os recursos do Prodetur.
O governador voltou a defender que as obras estão adiantadas no estado e reforçou que estará todas as segundas-feiras despachando assuntos ligados à Copa do Mundo. Ele frisou que a Agecopa está inaugurando uma estrutura que dará mais celeridade aos trabalhos. A sede da Agecopa conta com espaço para o grupo de trabalho que vai cuidar das desapropriações para as obras de mobilidade urbana, coordenado pela Agecopa e formado por representantes da Auditoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Secretarias de Estado de Cidades (Secid), Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU), Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Saúde (SES), Administração (SAD) e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
Comentários