Sem mandato, Pivetta volta para roça para fazer o que mais gosta
Após 12 doze anos de vida pública, sendo oito com prefeito de Lucas do Rio Verde, cidade-pólo de Lucas do Rio Verde, e quatro como deputado estadual, cujo mandato se encerra no próximo dia 31, Otaviano Pivetta (PDT) retorna aos negócios empresariais.
Dono de um verdadeiro império do agronegócio, ele é destaque da revista Globo Rural, que chegou às bancas nesta segunda (17). Ele comanda o Grupo Vanguarda, que congrega exploração das culturas de soja, milho e algodão, além da criação de suínos e bovinos. Em entrevista ao Globo Rural, Pivetta disse que agora que deixará a Assembleia vai voltar a fazer o que mais gosta. "Vou para a roça", comentou.
A empresa hoje é presidida pelo filho da senadora Serys Marly (PT), Leonardo Slhessarenko Filho. Conta com 12 fazendas localizadas em Mato Grosso e mais uma com sede no Estado da Bahia.
Em 2010 o grupo faturou cerca de R$ 500 milhões. Para este ano a estimativa é chegar a R$ 530 milhões. Somente de soja, a produção deve atingir a 450 mil toneladas.
Os negócios devem render ainda outras 153 mil toneladas de milho e 52 mil de algodão, sem contar os 140 mil suínos abatidos por ano. O grupo também trabalha com o confinamento de bovinos. No decorrer de 2010 cerca de 4 mil cabeças de gado ficaram confinadas nas propriedades, que têm capacidade para um número pelo menos 17 vezes maior.
O grupo foi fundado por Pivetta ainda na década de 1980, quando o hoje parlamentar veio do Rio Grande do Sul para o Mato Grosso. Na época, a propriedade não passava de 200 hectares. Hoje o grupo Vanguarda conta com 35 mil hectares próprios e outros 120 mil arrendados. Cerca de 1,6 mil pessoas trabalham na empresa, que tem um modelo de gestão ainda considerado raro no mundo rural.
As propriedades do grupo ficam localizadas na região de Lucas do Rio Verde, cidade que Pivetta ajudou a construir durante o tempo em que esteve à frente da administração municipal. Com um perfil voltado para o lado prático, segundo ele próprio, o parlamentar tentou no último pleito voltar ao Executivo, diputando, sem sucesso, o cargo de vice-governador ao lado do também empresário Mauro Mendes (PSB). Sem novo mandato eletivo, Pivetta também deve deixar nos próximo dias a presidência do PDT estadual. Vai mesmo se dedicar à vida empresarial.
Comentários