Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Janeiro de 2011 às 14:11
Por: Katiane Pereira

    Imprimir


Midia News
Alimentos doados são entregues na sede da Cruz Vermelha, na Av. do CPA, em Cuiabá
Alimentos doados são entregues na sede da Cruz Vermelha, na Av. do CPA, em Cuiabá

Desde a última sexta-feira (14), a sede as Cruz Vermelha, em Cuiabá, recolhe doações para vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Hoje, segunda-feira (17), o montante de alimentos, água e roupas já passa das 30 toneladas. As doações não param de chegar: a todo o momento encostam carros, com donativos que vão fazer muita diferença diante da tragédia que assola os moradores daquela região.

O diretor da Cruz Vermelha, Manoel Teodoro dos Santos Filho, pede para que as pessoas se atentem à data de validade dos alimentos. Todas as doações são organizadas antes de serem enviadas.

Alimento vencido e roupa sem condição de uso geram desperdício de tempo e ocupam espaço. "Tem chegado alimento vencido ou que está próximo do vencimento. Não podemos enviar nada com data vencida e nem roupas avariadas", disse Santos Filho.

Segundo o diretor, a maior necessidade são os alimentos e água e doações em dinheiro para custear o frete. "Pedimos mais alimentos; nas condições que os desabrigados estão a prioridade é o alimento", ressaltou.

Ele contou que dois voluntários saíram de Cuiabá para auxiliar nos trabalhos na região serrana do Rio. "Eles vão ficar pelo menos duas semanas; se houver necessidade, podem ficar mais tempo. Toda a viajem foi custeada pelo Grupo Canopus, que está sendo nosso parceiro na campanha", disse.

Além de Cuiabá, cidades do interior estão recolhendo doações. Sinop, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Araputanga, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Tangará da Serra são algumas das cidades que montaram postos de recolhimentos. "As cidades do interior vão enviar as doações para Cuiabá e daqui encaminharemos", disse Santos Filho.

Voluntários

A Cruz Vermelha está recrutando voluntários para ajudar na organização das doações. "São muitas doações, temos separar e organizar todo o material. Por isso, solicitamos a ajuda de mais voluntários. Os que tiverem interesse podem nos procurar, que serão bem vindos. A primeira carreta vai sair na manhã de terça-feira (18)", disse.

A Defesa Civil de Teresópolis, um dos locais mais atingidos pelas chuvas, enviou um pedido de ajuda para a Defesa Civil de Cuiabá. Foi solicitado o envio de alimentos não perecíveis.

Os itens mais pedidos foram leite integral ou em pó, achocolatado, biscoitos. Material de higiene pessoal, absorvente, escova de dente, creme dental, sabonete, fraldas descartáveis infantis e geriátricas. Além de chinelos, talheres e copo descartável, roupas de cama e colchão.

Para atender ao pedido de Teresópolis, e também auxiliar outras áreas atingidas pelas chuvas, a Defesa Civil de Cuiabá montou postos de recolhimentos no Sine, Procon, Ganha Tempo e na própria sede da Defesa Civil, no Centro Político Administrativo.

Mortos

Ao todo, as chuvas já mataram 635 pessoas. Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 287 mortos em Nova Friburgo, 271 em Teresópolis, 56 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto. A maioria dos corpos já foi sepultada.

Confira os endereços dos postos de recolhimento de doações:

Cruz Vermelha
Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), ao lado do quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3641-2629 e 9991-1442.

Conta para depósito de doações em dinheiro Campanha SOS Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

Favorecido: Cruz Vermelha Brasileira - Mato Grosso
Banco do Brasil
Agência: 3.499-1
Conta Corrente: 24.653-0

Defesa Civil
Rua 3, Bloco III, Centro Político Administrativo - CPA, Fone: (65) 3613-8400

Ganha Tempo e Sine
Fone/Fax: (65) 614 3232 Fone (65) 614 3230
Endereço: Rua Paes de Barros, na praça Ipiranga, e atende das 7h30 às 18h30.

Procon
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 917 Bairro Araés - (65) 3613-8500






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104788/visualizar/