Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Setembro de 2013 às 12:29

    Imprimir


Debater as preocupações ambientais da atualidade, saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos em Mato Grosso são alguns dos temas que serão discutidos durante a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso. A cerimônia de abertura ocorreu na terça-feira (3), no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a apresentação do músico Abel Santos com uma viola de cocho.


 
A Conferência tem como eixos temáticos a Produção e o Consumo Sustentáveis, onde as propostas visam elencar estratégias e ações para consumir de forma mais inteligente, gerando menos lixo; a Redução dos Impactos Ambientais que discute como o cidadão pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz e com isso, reduzir as os impactos ao meio ambiente; a Geração de Emprego e Renda, visando melhorar as condições de vida das pessoas que hoje tiram o sustento da catação do lixo e, a Educação Ambiental.


 
A representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso, Valquíria Pereira de Barros, defendeu a criação de uma política pública que as cooperativas e associações sejam contratadas pelo poder público e explanou as dificuldades de quem vive do lixo “Precisamos que os catadores de lixo sejam respeitados, infelizmente ainda existe muito preconceito”, defendeu.


 
O evento tem a duração de três dias e após os debates e discussões, serão eleitas as propostas consideradas prioritárias para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos seja implementada no Estado. Na oportunidade serão eleitos delegados que representarão o Estado, na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), no período de 24 a 27 de outubro, em Brasília.


 
O deputado Ademir Brunetto, vice-presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa, explanou os trabalhos desenvolvidos pela AL como a Lei da pesca, o projeto de manejo florestal entre outros. “O Estado tem o dever de desenvolver políticas públicas eficazes.


 
O Governo Federal já tem desenvolvido e nós estamos atrasados na definição dessas políticas, na regulamentação”, reforçou. O secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Wilson Taques, explicou que as propostas reunidas durante as etapas preparatórias para a IV Conferencia Nacional visam buscar soluções


 
“O objetivo é que possamos atingir as metas de eliminar os lixões, ampliar a coleta seletiva por meio da elaboração dos planos estadual e municipais de gestão dos resíduos sólidos, fortalecer a organização dos catadores de material reciclável por meio de incentivos à criação de cooperativas e associações e incentivar o consumo consciente”, destacou.


 
Mais informações sobre a etapa nacional podem ser obtidas no endereço eletrônico, www.conferenciameioambiente.gov.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10479/visualizar/