Estado é um dos 16 estados com risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue
Saúde mobiliza Amazonas contra a dengue
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esteve nesta quinta-feira (13) em Manaus (AM) com autoridades de saúde do estado do Amazonas e de Manaus para reforçar a necessidade de ações de mobilização contra a dengue e de preparação da rede de saúde para atendimento aos pacientes acometidos pela doença.
Acompanhado pelo coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Geovanini Coelho, o secretário visitou iniciativas que se tornaram referência na capital do estado na prevenção à doença e no atendimento à população. “Aqui, a ideia é reunir todos os parceiros e fazer um chamado: agora, época em que ambientalmente há maior risco de transmissão, vamos redobrar os esforços para evitar epidemias”, alertou Barbosa.
A mobilização inclui a averiguação dos sistemas de prevenção, de controle dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e de atendimento aos pacientes. Além disso, a visita serve para alertar a população sobre a importância da adoção de medidas para evitar a proliferação do mosquito.
“Em boa parte das grandes cidades não há fornecimento de água contínuo e as pessoas têm de acumular água. O lixo, às vezes, está aí sem recipiente e sem vasilhame”, disse Jarbas Barbosa. “Como não há uma vacina, a prevenção tem de ser continuada. E na época do ano em que a transmissão é maior, como agora, essa prevenção tem de ser mais intensa ainda”.
Em Manaus, o secretário de Vigilância em Saúde visitou o Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Danilo Correa, no bairro Cidade Nova I – referência no atendimento a pacientes com dengue –, e a Unidade Básica de Saúde José Avelino Pereira, no bairro João Paulo – onde uma equipe de Saúde da Família orienta a comunidade sobre as formas de prevenção. Ainda acompanhou o trabalho porta a porta de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e militares do Exército de identificação de criadouros do mosquito transmissor.
SITUAÇÃO ATUAL – Componente do Risco Dengue, o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indica a seguinte situação nos municípios do Amazonas que encaminharam dados atualizados ao Ministério da Saúde:
Comentários