Mato Grosso tem 1,5% das rodovias federais duplicadas
Apenas 1,5% das rodovias de Mato Grosso são duplicadas. O índice é bem menor que de outros Estados brasileiros, como São Paulo, que tem 54% das estradas duplicadas e Paraná, que conta com 20%, segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). A má qualidade das vias é refletida no número de acidentes e mortes nas rodovias do Estado: ao longo de 2010, foram dez acidentes graves por dia.
Pelas rodovias de Mato Grosso passam cerca de oito mil veículos pesados diariamente e o tráfego deve ficar cada vez mais intenso devido ao período de colheita de soja. O Estado é o maior produtor e transportador de grãos por vias terrestres.
“Hoje, Mato Grosso é o pior Estado que tem em termos de rodovia, é muito ruim mesmo”, reclama o caminhoneiro Walmir Garbin.
Segundo os próprios motoristas, pistas simples atrasam o tráfego dos veículos e tiram a paciencia dos condutores, que acabam forçando ultrapassagens para seguir viagem. Agora com o período da chuva a situação se complica ainda mais. Há risco de acidente a todo instante.
Os poucos quilômetros duplicados do Estado estão na BR-364, que liga Mato Grosso ao sul e sudeste brasileiro, no trecho conhecido como Serra de São Vicente. No entanto, é este o local onde há mais acidentes, pois as obras passaram muito tempo paralisadas por suspeitas de irregularidades em licitãção.
Depois de anos e anos, o primeiro trecho da obra de duplicação em concreto da rodovia foi concluído. A duplicação do trecho consiste de 27 quilômetros de via e cerca de 10 quilômetros foram liberados para o tráfego. A duplicação liberada foi uma variante comum às rodovias BR-070, BR-163 e BR-364.
A duplicação da rodovia faz parte das ambições políticas em Mato Grosso. O deputado federal Welington Fagundes, do Partido da República, é um dos que mais têm se empenhado em favor do empreendimento. No Orçamento da União foram assegurados "recursos expressivos" para concluir obras de duplicação e para as travessias urbanas.
A duplicação Rondonópolis-Cuiabá-Posto Gil, segundo o parlamentar, está em execução. O trecho Posto Gil até Rosário do Oeste já foi lançado. "A BR-163 está praticamente toda com serviços de manutenção e restauração" - disse o político, que ambiciona disputar o Governo em 2014.
Comentários