Situação de emergência em dois municípios de MT
Dois municípios mato-grossenses já decretaram situação de emergência por conta das chuvas de verão. Desde a intensificação do período chuvoso, o acesso a Nova Maringá e Alto da Boa Vista está prejudicado.
Sem dar trégua, a chuva será intensa pelos próximos três meses em Mato Grosso. De acordo com o Departamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil do Estado, se o ritmo da chuva continuar como está, o índice pode igualar à marca de 900 milímetros registrada no mesmo período do ano passado na Baixada Cuiabana, bem acima da média para o período, de 600 milímetros. Na ocasião, várias cidades da região foram alagadas.
Segundo a Defesa Civil, já caiu sobre Cuiabá 112 milímetros de chuva desde o primeiro dia do mês. De ontem até a próxima quarta-feira está previsto um acumulado de mais 140 milímetros de chuva. Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado de área. Sem condições para escoar toda essa água, a Defesa Civil garante que serão muitos os pontos de alagamentos registrados na Capital.
Ainda de acordo com o órgão, nos primeiros 12 dias do ano, choveu mais em Água Boa (269 mm), Pontes e Lacerda (215 mm), Nova Maringá (122), Querência (100 mm) e Carlinda (78mm). O monitoramento é feito pelos dados coletados em 33 estações meteorológicas espalhadas pelo Estado. O rio Cuiabá, por exemplo, subiu de 0,50 metro para 1,85 metro. A cota de alerta é de 7,40 metros.
Comentários