Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 11 de Janeiro de 2011 às 20:42

    Imprimir


A Prefeitura de Atibaia (64 km de São Paulo) decretou nesta terça-feira situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo a prefeitura, só na madrugada de segunda-feira (10) choveu 160 milímetros --mais da metade do que era esperado para todo o mês de janeiro. 

Na manhã de hoje, o nível do rio Atibaia era de 4,13 metros. Diversos córregos que cruzam a cidade também transbordaram.

O acumulado das chuvas hoje era de 245 mm. Nos 11 primeiros dias de janeiro do ano passado foram 130,8 mm. 

"Diante do caos instalado, a situação exige que sejam implementadas medidas de emergência visando amparar as famílias atingidas, além de obrigar a Administração a promover a prevenção contra doenças típicas da presente situação", diz o decreto que deve viger por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por, no máximo, até 180 dias.

Segundo a prefeitura, moradores das regiões de Caetetuba, Jardim Imperial e Jardim Cerejeiras devem ficar sem água até pelo menos quarta-feira (12) em razão dos problemas que a cidade enfrenta por causa das chuvas. A Estação de Captação de Água que atende aqueles bairros está alagada, as bombas queimaram e com isso todo o abastecimento está comprometido.

Duas novas bombas devem ser instaladas no local, mas o trabalho só pode ser feito sem chuva.

Um helicóptero foi usado pelos bombeiros para resgatar sete famílias que estavam ilhadas em um hotel.

Até as 19h não havia registro de feridos e a Defesa Civil e a prefeitura não tinham concluído a contabilização dos desalojados.

Os bairros mais atingidos foram Centenário, Caetetuba, Parque das Nações, Portão e Kanima. Nessas regiões, alguns animais domésticos tiveram de buscar abrigo em cima de veículos e nos telhados. Moradores perderam todos os móveis da casa e só conseguiram deixar suas casas de barco.

RODOVIAS

A chuva também provocou o desmoronamento de parte do acostamento da rodovia Fernão Dias, no km 52, entre Atibaia e Mairiporã (Grande SP), sentido Belo Horizonte (MG). Até as 21h30, o buraco ainda bloqueava a faixa 2 trecho e os veículos conseguiam trafegar pela faixa 1.

Também houve uma queda de barreira no km 73,5, na região de São Paulo, na mesma rodovia. No horário, não havia interdições no local e o tráfego fluía sem lentidão, assim como na região de Atibaia.

Com MAURÍCIO SIMIONATO, DE CAMPINAS






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105346/visualizar/