Escrita no Twitter tem "sotaques" regionais, afirma estudo
Tuitando sobre qual clube vocês "todos juntos e misturados" estão indo hoje à noite? Deve ser do sul. Procurando por "alguma coisa" especial? Então provavelmente você vive em Nova York. Achou que o novo filme era "maneiro"? Então você vive no norte da Califórnia.
As palavras que você escreve no Twitter podem dizer às pessoas mais do que apenas o status do seu relacionamento ou como você gostou do último CD do Bon Jovi. Isso pode apenas indicar não apenas como você está vivendo, mas onde você está vivendo nos Estados Unidos.
Pesquisadores da universidade Carnegie Mellon examinaram 380 mil mensagens do Twitter durante uma semana em março de 2010, e descobriram que a rede social é cheia de tipos próprios de dialetos geográficos.
Pegue a palavra "cool" ("legal", em inglês). Sul-californianos tendem a comprimi-la para "coo", enquanto seus vizinhos do norte usam a compressão fonética "koo".
As 4,5 milhões de palavras que os pesquisadores examinaram foram o total de exemplos similares. Algumas eram óbvias --como "y"all" no sul ou "yinz" em Pittsburgh (compressões para "vocês todos", em inglês-- e mais alguns mistérios. A palavra "suttin" (redução de "something", que significa "alguma coisa") foi encontrada mais e mais na cidade de Nova York.
Jacob Eisenstein, pós-doutor em ciência da computação no Departamento de Aprendizado de Máquinas da Carnegie Mellow, e seus colegas, analisaram as tags (espécies de marcadores no serviço de microblogs, representado pelo sinal "#") geográficas acompanhadas de mensagens do Twitter, enviadas de aparelhos móveis.
Ele diz que alguns dos "sotaques" on-line espelham o que é dito em linguagem falada, mas nem tudo. Por exemplo, muitas pessoas na região de Great Lakes tendem a ter sotaques similares quando falam, mas isso não foi necessariamente verdade no estudo.
"Uma das coisas que eu acho que isso demonstra é que as pessoas realmente têm uma necessidade de comunicar suas identidades --suas identidades culturais e suas identidades geográficas na mídia social", declarou.
Comentários