Depois de enxugar a máquina, Neurilan quer elevar salários
Depois de ter aplicado cerca de 47% do orçamento de 2010 na folha de pagamento, o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PR), já planeja reajustar o salário dos funcionários municipais. “Eu peguei o município com 70% comprometido com a folha. Nós conseguimos aumentar a receita e enxugar a máquina. Agora eu quero dar um aumento para nossos servidores e contratar mais pessoas qualificadas”, destaca.
De acordo com a legislação, a folha de pagamento dos servidores não pode ultrapassar os 54% do orçamento do município. Após conseguir se adequar à lei, ainda na primeira metade de seu mandato, Neurilan terá um grande desafio para poder realizar sua vontade e aumentar o valor pago aos funcionários.
Isso porque, segundo o próprio prefeito, Nortelândia tem um orçamento muito pequeno. Em 2011, o republicano terá que administrar a cidade com apenas R$ 9 milhões. “Esses são os recursos próprios e os repasses federais, mas podemos contar com emendas parlamentares e parcerias com o governo”, explica.
Apesar de reconhecer que seu município é um dos menores do Estado, ele se diz satisfeito com seus dois primeiros anos de gestão e, nesta segunda metade, aposta em ações que fomentem o turismo de eventos na região. “Vamos construir espaços para shows e investir em infraestrutura turística”, pondera. Logo em seguida, ele ressalta que a vinda da Copa de 2014 também deve garantir mais recursos previstos para a cidade. "Com certeza a Agecopa e o governo vão nos ajudar”, completa.
Otimista, ele revela que o motivo da satisfação se deve ao fato dele ter cumprido o planejamento que fez para seus quatro anos de mandato e ter conseguido fazer até um pouco a mais do que previsto durante sua campanha. “A cidade está muito bem cuidada, tanto pela administração pública, quanto pela população”, pondera.
Sua principal proposta foi a mudança do perfil econômico, social e político de Nortelândia. “Estamos saindo de um regime paternalista para uma democracia voltada à produção, sustentabilidade econômica e sócio-ambiental independente do poder público”, avalia. Neste sentido, o prefeito comemora a implementação de uma cooperativa de produtores, cujos produtos já são comercializados no mercado local. Já o que ele considera como o “a mais” dentro da programação são os avanços em termos de infraestrutura, incluindo a recuperação da máquina pública, aquisição de novos equipamentos e realização de pavimentação asfáltica.
Diante da situação considerada positiva por ele, Neurilan não esconde que já pensa numa possível reeleição. "Em 2011 vamos dar continuidade ao trabalho que estamos realizando e 2012 será uma continuação. Esperamos continuar com o mesmo ritmo, já que fomos agraciados por um instituto sediado em Santa Catarina como um dos melhores gestores do país”, ressalta.
Comentários