Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 09 de Janeiro de 2011 às 19:54

    Imprimir


A deputada americana que levou um tiro na cabeça ontem está em estado crítico, mas "consegue se comunicar", anunciaram neste domingo especialistas do Centro Médico Universitário de Tucson, no Arizona (EUA).

Um homem atirou na deputada democrata Gabrielle Giffords e em ao menos outras 18 pessoas neste sábado, em um evento político na frente de um supermercado de Tucson. Seis pessoas morreram, incluindo uma menina de 9 anos e o juiz federal John Roll. Um suspeito está sob custódia e um segundo homem está sendo procurado pela polícia.

Os médicos disseram neste domingo estar "cautelosamente otimistas" sobre o estado de saúde de Giffords, 40.

Segundo o médico Peter Rhee, chefe de traumatologia do hospital, devido à neurocirurgia e ao uso de aparelhos para respirar, Giffords não pode falar. Porém, ela "é capaz de se comunicar seguindo comandos simples", como apertar a mão de alguém ou mostrar dois dedos, explicou Michael Lemole, chefe de neurocirurgia.

O projétil atravessou seu cérebro do lado esquerdo, entrando por trás da cabeça e saindo pela frente, mas sem passar de um hemisfério do cérebro para outro --o que é considerado positivo. Graças à rápida intervenção das equipes de emergência, a deputada foi operada apenas 38 minutos depois do ataque.

Durante a cirurgia, foi contida a hemorragia, "que não era muito grave", foi retirado o tecido danificado e também uma porção do crânio --que deve ser reimplantada posteriormente-- para evitar que o cérebro fosse comprimido e sofresse mais danos.

"A principal preocupação agora é a inflamação do cérebro", disse Lemole.

Dada a natureza devastadora do ferimento, os médicos disseram que não tinham certeza da extensão dos danos cerebrais sofridos por Giffords.

O lado esquerdo do cérebro é responsável pela habilidade da fala e das sensações, explicaram os médicos, que não quiserem especular sobre possíveis sequelas à saúde da deputada.

"Esta é a melhor situação em que ela poderia estar. Quando alguém recebe um tiro na cabeça e a bala atravessa o cérebro, as chances de sobreviver são muito pequenas, e a chance de acordar e inclusive de obedecer comandos é ainda menor. Com um pouco de sorte, ela continuará assim", disse Rhee.

SEGUNDO SUSPEITO

A polícia americana divulgou hoje a foto de um segundo suspeito de participar do ataque.

De acordo com a rede CNN, os investigadores divulgaram a imagem, captada por uma câmera de vigilância, de um homem que foi visto no local onde ocorreu o ataque. Ele é branco, tem cabelo escuro e idade entre 40 e 50 anos.

A polícia divulgou um número de telefone para que as pessoas entrem em contato com informações sobre o novo suspeito.

ENCONTRO

Chamado "Congress on Your Corner" (Congresso na sua Esquina, em tradução livre), o encontro tinha como objetivo permitir que os eleitores se encontrassem com a parlamentar pessoalmente.

Reeleita para seu terceiro mandato no pleito de 2 de novembro, Giffords representa no Congresso um distrito eleitoral do Arizona. Ela tem como focos a reforma da imigração, assuntos militares, pesquisas com células-tronco e energia alternativa. Ela é casada com o astronauta americano Mark Kelly. 

REAÇÕES

Em comunicado divulgado ontem, o presidente Barack Obama rechaçou o ataque como "uma tragédia inenarrável".

"Não temos todas as respostas ainda. O que sabemos é que um ato de violência tão insensato e terrível não tem espaço em uma sociedade livre. Peço a todos os americanos para se unirem a mim e a [primeira-dama] Michelle em manter a deputada Giffords, as vítimas dessa tragédia, e suas famílias em nossas preces."

A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, também condenou o ataque e disse estar profundamente entristecida pelo incidente. Ela disse que o Departamento de Segurança Interna ofereceu todo tipo de ajuda possível ao FBI (polícia federal americana) e à polícia local, que lideram a investigação.

Em comunicado, o novo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, disse estar horrorizado.

"Um ataque contra alguém que serve ao país e um ataque contra todos que servem ao país. Atos e ameaças de violência contra representantes públicos não têm espaço em nossa sociedade. Nossas preces estão com a parlamentar Giffords, sua equipe, todos que foram feridos, e suas famílias. Este é um dia triste para nosso país."

Os motivos da aparente tentativa de assassinato ainda não foram esclarecidos.

Com agências internacionais






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105491/visualizar/