Percentual se refere a número de casos confirmados da doença em comparação com 2009. Porém, medidas para conter avanço devem ser mantidas
Dengue cai 28% durante 2010 no Estado
Mato Grosso fechou o ano de 2010 com queda de 28,7% no número de casos de dengue em relação a 2009. No ano passado, o Estado registrou 45.104 casos da doença, enquanto que no ano anterior foram 63.328. Das notificações de 2010, 924 foram consideradas graves e 54 pessoas morreram por causa da doença. Os números foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde.
Na Capital, segundo dados revelados também ontem pela Vigilância a Saúde e Ambiente, durante o ano de 2010 foram confirmados 4.102 casos de dengue, sendo 23 notificados na última semana de dezembro. Dos casos registrados no ano passado, 93 foram considerados graves. Quatro pessoas morreram e três mortes ainda estão sob investigação.
Em Várzea Grande, foram notificados 2.074 casos de dengue, sendo 177 considerados graves. O município registrou quatro mortes causadas pela doença. Outros 28 municípios de Mato Grosso confirmaram mortes causadas pelo vírus da dengue no ano passado. Sinop (nove mortes), Rondonópolis (7) e Primavera do Leste (4) foram os “campeões” em óbitos.
Mesmo com a queda no número de casos de dengue em Mato Grosso, é importante que a população continue a tomar cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor do vírus da doença, o Aedes aegypti. A principal medida de prevenção é manter tampados e limpos recipientes que armazenam água, como caixas d’água, tonéis e barris. Também é recomendável remover tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes. A população deve encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas. Caso isso não seja feito, é preciso lavar o vaso com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Devem ser jogados no lixo todos os objetos que possam acumular água, como pneus, latas e garrafas vazias. O lixo tem que ser colocado em sacos plásticos, que devem ser fechados (assim como as lixeiras) e mantidos longe do alcance de animais.
A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas são febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tontura e dores pelo corpo. No caso da dengue hemorrágica, além dos sintomas já citados, há dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, sangramentos pelo nariz, boca e gengiva, dificuldade respiratória, sede excessiva e boca seca, entre outros.
Comentários