Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 03 de Setembro de 2013 às 09:13
Por: THIAGO ANDRADE

    Imprimir


Mesmo após lançar a candidatura ao governo do Estado do ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o Maurição, o PR ainda articula uma aproximação do juiz federal Julier Sebastião da Silva, visando as eleições de 2014. 


Na semana passada, um jantar na casa do secretário Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, serviu como início das articulações entre a cúpula republicana e o magistrado, que tem sido cortejado por vários partidos governistas. 


Apesar de negar um convite para que Julier se filie ao PR, o deputado estadual Mauro Savi (PR) aposta no juiz para manter unida a chapa que elegeu Blairo Maggi (PR), em 2006, e Silval Barbosa (PMDB), em 2010. 


Para ele, a permanência deste arco de aliança é prioridade. Sendo assim, Julier poderia se filiar tanto ao PR, quanto ao PMDB, PT ou até mesmo ao PSD. 


O único republicano que parece não concordar com a estratégia é o senador Blairo Maggi, que diz desconhecer qualquer convite ao juiz e já declarou total apoio à candidatura de Maurição. 


Uma segunda alternativa considerada por Maggi é ainda mais oposta aos planos revelados por Savi: uma composição com o PDT e o PSB, partidos que fazem oposição ao atual governo. 


Maggi, no entanto, vê com naturalidade a aliança e admite que tem conversado com o senador Pedro Taques (PDT), pretenso candidato ao governo do Estado. 


O presidente regional do PDT, deputado estadual Zeca Viana, é outro que tem dito que as negociações com os republicanos estão adiantadas. Lembra que as legendas já estiveram no mesmo palanque, em 2012, defendendo no nome do Mauro Mendes à Prefeitura de Cuiabá. Campanha, aliás, da qual saíram vitoriosos.


O que há definido oficialmente, contudo, é a largada para o processo de construção da candidatura do ex-prefeito de Água Boa. Conforme o secretário-geral do PR, deputado estadual Emanuel Pinheiro, em outubro já devem ser realizados os primeiros encontros regionais para fortalecer a imagem de Maurição no Estado. 


O parlamentar afirma que, mesmo se o próprio Maggi se arrepender de ter desistido de buscar o comando do Palácio Paiaguás mais uma vez, o partido não voltará atrás. “Ele já deixou claro que não quer ser candidato, então estamos decididos”, pontua. 


O próximo passo da legenda republicana é montar uma boa chapa proporcional. O objetivo é eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais. 


Para tanto, vai buscar novos filiados. Isso porque fora os parlamentares que tentarão a reeleição, como os próprios Emanuel e Savi, nenhum outro nome foi cogitado ainda. (Colaborou Priscilla Vilela) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10595/visualizar/