Lessa busca apoio de empresários para cumprir com promessa de Silval
Recém-empossado na nova Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Paulo Lessa, disse, em entrevista ao Olhar Direto, que vai buscar parcerias com empresas privadas para concretizar a promessa de campanha do governador Silval Barbosa (PMDB), de transformar os presídios em unidades industriais.
Ele admite a dificuldade em conscientizar a população de que os reeducandos, após cumprirem pena, têm de retornar ao convívio social. “As pessoas precisam entender que no Brasil não temos pena de morte e o regime permite aos reeducandos a reintegração ao convívio social, então precisamos colaborar com esse processo para evitar a reincidência criminal”, defendeu o secretário.
Lessa diz não saber se é possível fazer todas as mudanças sem que haja aumento no orçamento, mas, segundo ele, Silval foi claro ao afirmar que a remodelação do sistema prisional é a “menina dos olhos” dele. Apesar de a ação ser considerada prioritária, não ficou estabelecido prazo para a implantação.
Na campanha à reeleição, Silval Barbosa propôs, reiteradas vezes, a criação de presídios produtivos, que, conforme o peemedebista, reduziria os custos do sistema, além de proporcionar aos apenados a oportunidade de aprender uma profissão e obter renda.
Comentários