MDA divulga resultado de chamadas públicas de Ater para populações indígenas
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), divulga, nesta terça-feira (4), o resultado da seleção de projetos para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a populações indígenas. A seleção visa atender 2.520 indígenas. O valor total é de aproximadamente R$ 4,2 milhões. O resultado encontra-se no site do MDA.
Foram três chamadas para atender as populações indígenas. Uma delas (nº 53) é direcionada para o Território Rio Negro da Cidadania Indígena, no estado do Amazonas, e atenderá 400 famílias indígenas na produção de alimentos para segurança alimentar e nutricional, organização da produção para a comercialização e manejo sustentável dos recursos naturais.
Outra chamada (nº 146) é voltada para Ater em áreas indígenas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social – abrangência de terras indígenas - e atenderá 600 famílias indígenas. São elas: Terras Indígenas Kayapó (PA), Alto Rio Guamá (PA), Uru-Eu-Wau-Wau (RO), Alto Turiaçu (MA) e Araribóia (MA) - prioritárias a partir dos dados da Diretoria de Proteção Territorial (DPT/FUNAI) das Terras Indígenas mais ameaçadas no momento, por pressões externas como extração ilegal de madeira, garimpo, invasão do territórios por não indígenas, entre outros, que geram problemas internos nas comunidades.
A terceira chamada (nº 145) é direcionada para os serviços de Ater em áreas indígenas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social – abrangência dos distritos sanitários especiais indígena – e atenderá 1.520 famílias. As áreas atendidas são Yanomami (RR e AM), Médio Rio Solimões e Afluentes (AM), Vale do Javari (AM) e Rio Tapajós (PA) – prioritárias a partir dos dados de saúde e nutrição da Fundação Nacional de Saúde, que indicam as maiores taxas de desnutrição, mortalidade infantil e falta de saneamento básico.
Comentários