3,1 mil aprovados no concurso são chamados na Seduc
A 3ª chamada de aprovados no concurso público estadual da educação ainda não contemplou o déficit existente no Estado. Foram convocados 3.111 aprovados, entre professores, técnicos administrativos educacionais e apoio administrativo educacional para atuar em 66 municípios mato-grossenses a partir desse ano letivo. Porém, a lista da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aponta que escolas de outros 61 municípios, entre eles, Novo Mundo e Chapada dos Guimarães, ficaram de fora e continuarão com déficit até que uma próxima chamada seja publicada no Diário Oficial da União.
O secretário-adjunto de Gestão de Políticas Institucionais de Pessoal da Seduc, Paulo Henrique Leite de Oliveira, explica que estes municípios não contemplados não possuem candidatos aprovados. "Estes locais têm vagas a serem preenchidas, mas não têm profissionais aprovados residentes na cidade. Quando começarmos o segundo tipo de chamada, por aprovados residentes nas cidades-pólo, poderemos suprir a demanda".
Até o momento, a Seduc alega não ter o número exato de déficit de profissionais por municípios do Estado, o que desacelera o processo de contratação. Paulo aponta que os municípios em aguardo por pessoal estão ainda em análise na Secretaria. "As novas matrículas não terminaram nas escolas e temos que considerar o crescimento populacional, muitos perderam e tiveram aumento, como é o caso de Lucas do Rio Verde e Sorriso. A partir disso, saberemos o déficit". O secretário-adjunto estima que somente em abril esta demanda será conhecida e, a partir de então, novos aprovados serão chamados.
Comentários