Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Janeiro de 2011 às 09:01
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Três municípios já decretaram situação de emergência por causa das chuvas em Mato Grosso. Os pedidos foram encaminhados para a Defesa Civil pelas prefeituras de Nova Maringá, Alto Boa Vista e Nova Marilândia. As enxurradas provocadas pelas fortes chuvas de dezembro, estão deixando estradas intransitáveis.

Na pequena cidade de Nova Maringá (390 km a médio norte de Cuiabá), que possui 6.590 habitantes, alguns bairros também estão ficando ilhados. Segundo o prefeito Oscar José de Carvalho, em apenas 4 dias, choveu 300 milímetros no município.

A maioria das ruas ficou intransitável por causa das erosões e os 2 rios que cortam a cidade também estão sendo afetados, já que as enxurradas levam terra e lixo para o leito. Famílias que moram nas proximidades temem enchentes. "Todos os anos que consertamos estas erosões, as chuvas vem e levam tudo de novo. Precisamos de um projeto de canalização das águas, mas o município não tem condições de resolver estes problemas sozinho, não temos recursos".

Com o decreto de situação de emergência homologado pela Defesa Civil, os municípios passam a ter prioridade no trâmite de processos para conseguir recursos junto ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Mas antes disso, uma vistoria técnica é feita pelo órgão.

Segundo o gerente do Centro de Monitoramento de Risco e Desastres da Defesa Civil de Mato Grosso, Mário Oliveira, o trabalho para avaliar os prejuízos nos 3 municípios prejudicados já começou. "Os pedidos são encaminhados para a Defesa Civil nacional quando confirmamos que o município não tem condições de dar resposta aos danos sozinho, precisando de ajuda do Estado e União".

Conforme ele, até agora, somente o pedido de Nova Marilândia (392 km a médio norte de Cuiabá) foi analisado. "Nossa equipe esteve no município e constatou que os problemas podem ser resolvidos pela prefeitura, não sendo necessário decreto de estado de emergência. Neste caso, o pedido foi descartado".

O gerente destacou que, a expectativa, é que outras prefeituras decretem situação de emergência nos próximos meses, tendo em vista que o período chuvoso está só começando.

No início do ano passado, 6 tiveram os decretos de situação de emergência homologados pela Superintendência Nacional da Defesa Civil: Comodoro, Peixoto de Azevedo, Cáceres, Guiratinga, Barra do Bugres e Juara. 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106023/visualizar/