Silval e Henry tentam "salvar" cargo de Rodrigo Figueiredo em Brasília
O governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário de Saúde, Pedro Henry, que é deputado federal reeleito para o quinto mandato, embarcaram há pouco para Brasília onde tentarão "salvar" o cargo do secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, segundo informaram há pouco fontes da Secretaria da Casa Civil para o Olhar Direto.
Oficialmente, Silval, Henry e o secretário das Cidades, Nico Baracat, seguiram para Brasília com objetivo de participar das solenidades de posse dos ministros da Saúde e das Cidades, Alexandre Padilha e Mário Negromonte, respectivamente, que são indicações do PT e PMDB.
Contudo, manter a Secretaria Executiva do Ministério das Cidades é o objetivo principal. Antes de ser confirmado na pasta, Negromonte vinha dando indicações de que manteria Figueiredo no cargo, mas mudou de postura após o ato de nomeação da presidente Dilma Rousseff.
Nos bastidores, comenta-se que Negromonte quer indicar um "afilhado" político da Bahia para o cargo de secretário executivo. O cotado seria Roberto Muniz, ex-deputado estadual. Contudo, engana-se quem sustenta que tudo são favas contadas. A bancada federal de Mato Grosso vai pedir apoio para os demais parlamentares do Centro Oeste a fim de lutar pelo cargo.
Em Brasília, após a confirmação dos ministros, a luta agora é pelos cargos de segundo e terceiro escalões. E a luta por espaço é muito árdua e as do tabuleiro do xadrez político se movem de acordo com o poder de articulação de cada bancada e/ou de cada região.
O Nordeste, por exemplo, tem as bancadas mais aguerridas quando o assunto é cargo, seja ele qual for. Nos bastidores do Congresso Nacional, os nordestinos são conhecidos por ter apenas um partido: o Nordeste.
Atualizada às 13h32
Comentários