Governador foi empossado neste sábado (1°) e deu posse aos secretários de Estado
Silval convoca reunião com secretários e diz que não admite erros
O governador reeleito Silval Babosa (PMDB) anunciou em entrevista coletiva ontem (1°), que seu primeiro ato após ser empossado será uma reunião com o secretariado na segunda-feita (3). Segundo ele, o objeto é alertar seu staff sobre as responsabilidades assumidas com a sociedade, para não decepcionar aqueles que lhe confiaram o voto e ainda os mais de três milhões de mato-grossenses.
"Meu primeiro até será uma reunião com os secretários, para alertá-los sobre o que o governador pensa, os cuidados que deverão tomar no cumprimento da execução do Orçamento sem extrapolar e respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, devem estar cientes que devemos trabalhar em harmonia, tanto entre as secretarias quanto aos demais poderes", afirmou o peemedebista.
O governador foi alvo de críticas em função da reengenharia que teve que fazer, para contemplar os partidos políticos que fizeram parte do arco de aliança que ajudam a reelegê-lo. O novo secretariado terá cinco parlamentares que foram eleitos e se afastaram dos cargos, para dar vaga a suplentes, consequentemente fortalecendo o partido a qual pertencem.
O deputado federal Pedro Henry (PP) foi empossado secretário de Saúde e Eliene Lima (PP) secretário de Ciência e Tecnologia. O deputado estadual Antonio Azambuja (PP) assumiu a secretaria de Esportes e Lazer, a deputada Teté Bezerra (PMDB) comanda o Turismo e João Malheiros (PR), a pasta da Cultura.
"Alguns me criticaram por ter uma participação maior de eleitos no staff, mas tenho a certeza e convicção de que nós estamos certos compondo desta forma. Parlamentares têm a sensibilidade não só no manuseio das normas, mas a sensibilidade do povo. Vamos cobrar muito, explorar o conhecimento desses secretários que são homens e mulheres qualificados e preparados, não têm direito de errar ou de se acomodar", afirmou Silval.
Posse
Silval foi empossado governador em cerimônia realizada ontem (1º), na Assembléia Legislativa, onde apresentou sua declaração de bens e seu diploma de governador eleito. Em um discurso emocionado, Silval lembrou sua trajetória desde que chegou ao Estado, com apenas 16 anos e falou do significado do ato de posse para sua vida.
"Esse ato é o sublime e solene da minha vida. Tomado de emoção essa é a quinta vez que tomo posse em cargo eletivo, mas não tenho dúvida que cada um tem um gosto diferente e um significado diferente. Durante minha trajetória, confesso que nunca passou pela minha cabeça que ia ter a oportunidade de governar Mato Grosso. Fui prefeito, deputado por dois mandatos, vice-governador e governador nove meses e hoje aqui com a responsabilidade de administrar o Estado, por mais quatro anos", afirmou em seu discurso.
Ainda na AL, Silval falou do desafio de governador Mato Grosso, devido ao momento que o Estado vive. Segundo ele, os principais são manter a macroeconomia, fazer a melhor sede da Copa do Mundo de 2014 e de fazer justiça social, melhorando a qualidade de vida de toda população.
Em seguida, se descolou para o Centro de Eventos do Pantanal, onde foi realizada uma cerimônia pública. No local, o governador concedeu uma entrevista coletiva à imprensa e foi recebido por milhares de pessoas, sob aplausos.
Após subir ao palco houve a execução do Hino Nacional. Logo depois, um culto ecumênico com o Padre Julio, da Missão Salesiana e com o pastor Carlos Henrique Ribeiro da Igreja Batista Boas Novas. Na sequencia foi apresentado um vídeo institucional produzido pela secretaria de Comunicação, exibindo as belezas e grandezas da cultura mato-grossense e a diversidade do Estado.
Silval recebeu a faixa de governador das mãos do presidente da Assembléia Legislativa, Mauro Savi (PR). Em seguida, deu posse aos secretários que farão parte dos quatro anos de seu mandato.
Em um discurso emocionado, o governador voltou a falar de sua trajetória, lembrando que chegou a Mato Grosso há 33 anos, com apenas a "esperança" na bagagem. Segundo ele, sua responsabilidade é contribuir para concretização dos sonhos de toda população, que possam ter acesso à saúde, educação, bem estar, emprego e outros.
"Vamos trabalhar para que o nosso seja o mais rico da Federação, com mais oportunidades para todos, corrigindo as desigualdades sociais e dando qualidade de vida ao povo. Esse é o foco do nosso Governo", disse Silval.
Perfil
Silval nasceu no dia 26 de abril de 1961, em Borrazópolis (PR). Ele é casado com Roseli Barbosa e tem três filhos. Em 1997 chegou em Mato Grosso e na região Norte, participou da colonização dos municípios de Matupá, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia e Novo Mundo.
O peemedebista é bacharel em Direito e empresário. Em 1992 foi eleito prefeito de Matupá (695 km ao norte de Cuiabá). Em 1998, se elegeu deputado estadual e em 2002 foi reeleito. Na AL, exerceu cargo de primeiro-secretário e presidente da Mesa Diretora.
Em 2006, foi eleito vice-governador e em março passado, tomou posse como governador de Mato Grosso.
Comentários