Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 01 de Janeiro de 2011 às 08:15
Por: Arcângela Mota

    Imprimir


Sempre à vontade em meio à correria das ruas e em contato com o povo, Regina Casé transmite como poucos uma imagem de simplicidade e despojamento. Essa coloquialidade tornou-se uma das características marcantes do trabalho da atriz, comediante e apresentadora carioca ao longo de 28 anos de tevê. Mas, a partir do dia 2 de janeiro, ela será vista de uma maneira um pouco diferente. Trocando o calor das ruas pelos estúdios do Projac, Regina estreia à frente do programa de auditório Esquenta!, que passa a ocupar as tardes de domingo da Globo até março, durante as férias do humorístico Os Caras de Pau. Apesar de trazer temáticas populares, a produção representa uma linguagem nova para a apresentadora, pela primeira vez no comando de um programa de auditório. "Minha equipe é boa para ir a favelas, lugares remotos, e eu sou totalmente da rua. Estamos ralando para levar essa força para os estúdios. No início eu ficava meio tímida, mas já estou pegando o jeito", garante a agitada Regina, que também aparecerá com uma mudança no visual, 13 kg mais magra.

Com direção de núcleo de Guel Arraes, o programa traz muito samba e pagode em um cenário de tons quentes, onde Regina vai conversar de forma descontraída com vários convidados, entre famosos e desconhecidos. Para manter o ritmo de carnaval, a produção conta com dois artistas fixos responsáveis por animar a festa: os músicos Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy. "Nessa época do ano, todo mundo está pensando em carnaval, farra. O programa vai trazer um pouco dessa alegria", resume. Fã incondicional de samba, a apresentadora destaca que o gênero foi fundamental para ajudá-la a superar uma fase difícil por que estava passando. E, por isso, resolveu torná-lo um dos principais ingredientes do programa. "Vinha de um período muito triste da minha vida. Foram dois anos em uma caverna, tipo Zaratustra. Estou feliz porque saí logo para um programa tão solar. Foi o samba que me trouxe de volta", exalta.

A criação do Esquenta! foi de Regina a partir de uma encomenda da direção da Globo, que queria um programa para ser exibido de janeiro a março, aos domingos, no horário de almoço. "Pela primeira vez a gente não idealizou um programa para depois ver onde ele se encaixaria na grade. Recebemos o dia, a hora e a sazonalidade e tínhamos de criar em cima disso", lembra a apresentadora, que garante não estar preocupada com a acirrada disputa pela audiência nos domingos. "Não estamos analisando a concorrência e nem vou ficar me preocupando com isso. O programa é o que a gente gosta e sabe fazer. Quero ser naturalmente popular. Se isso não for, eu devo ser da elite", supõe, aos risos.

O novo programa mistura referências de trabalhos antigos de Regina, como os convidados de origens e costumes diferentes inspirados no Brasil Legal, os quadros de humor que lembram os da TV Pirata e as curiosas histórias do público como na Central da Periferia, por exemplo. "Todos eles deram certo, mas não continuaram porque estou sempre louca para mostrar outras coisas. É melhor fazer algo bom durante um tempo curto do que meia-bomba o ano inteiro", argumenta.

Apesar da inexperiência no formato de auditório, Regina garante já ter se sentido em casa a partir das gravações do segundo dia de programa. E torce para manter o clima festivo até o fim do verão, em março, quando a produção chega ao fim. "Os convidados são todos meus amigos, que estão sempre nas festas lá em casa. É um ambiente familiar e parece que estamos em um bom caminho. Mas chego na maior humildade, pedindo a bênção para o Chacrinha", diverte-se.

Com o pé direito
Estrear à frente de um programa de auditório não é o único motivo de empolgação de Regina Casé para 2011. Ainda no primeiro semestre do ano que vem, ela começa a rodar ao lado do marido, o diretor Estevão Ciavatta, o longa Saara: São Jorge e o Pássaro Celestial, que se passa no tradicional mercado popular do Centro do Rio de Janeiro. "Estou fechando o ano com chave de ouro, com realizações bem diversas e contemplando vários desejos. Minhas expectativas para o próximo não poderiam ser melhores" torce.

O filme, que conta com Lázaro Ramos e Otávio Augusto no elenco, mostra a convivência entre pessoas de origens diferentes no Saara, especialmente entre um árabe e um judeu que lutam pelo menor preço. A região, frequentada há anos por Regina Casé, é uma espécie de segunda casa para a atriz. "Estamos preparando um material enorme há cinco anos para fazer o filme. É uma crônica desse lugar que eu adoro. Vou ao Saara ao menos uma vez por semana", derrete-se.

Instantâneas
- Esquenta! terá uma hora de duração. As gravações, no entanto, costumam levar cerca de seis horas. Dos 13 episódios que vão ao ar, quatro já foram gravados.

- A princípio, o nome do programa seria Regina de Janeiro, Fevereiro e Março, mas a direção da Globo optou por escolher um mais curto.

- Regina Casé começou sua carreira em 1982 no humorístico Chico Anysio Show, interpretando a personagem Neide Taubaté.

- Em 1983 ela fez sua primeira novela, Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu. No total, ela atuou em cinco novelas da Globo. Esquenta! - Globo - Estreia dia 2 de janeiro, às 13h50.





Fonte: TV Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106262/visualizar/