O governador reeleito Silval Barbosa faz primeira reunião, após a posse, na segunda-feira, e alerta assessores sobre necessidade de transparência
Silval reassume com jura de inovar
O governador Silval Barbosa (PMDB) assume o segundo mandato da gestão de Mato Grosso, amanhã, determinado a implementar uma gestão pública inovadora, moderna e pautada na economia dos gastos públicos. Ele lidera reunião na próxima semana, com a equipe de secretários, para apresentar o modelo administrativo que espera consolidar nos próximos quatro anos.
Os secretários serão alertados sobre as novas regras do Palácio Paiaguás, sob risco de ser substituídos caso descumpram as normas.
O chefe do Executivo estadual assume o comando do Estado com o discurso de promover transformação social em parceria com o desenvolvimento econômico e industrial.
Ele diz contar com aval da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) para colocar os planos em prática. Habilidoso, o chefe do Executivo estadual conta com apoio da maioria das bancadas estadual e federal para implementar os projetos e ações contidos no programa de gestão pública apresentado por ele à Justiça Eleitoral no período de campanha.
Com as mudanças na legislação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a exigir, a partir das eleições deste ano, a exposição dos planos dos candidatos para os governos. Dessa forma, o cidadão também pode acessar os compromissos junto à população feitos pelos vitoriosos nas urnas.
A solenidade de posse do governador e do vice-governador, Chico Daltro (PP), está marcada para às 9h, no Plenário das Deliberações deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa. Após o ato, o chefe do Executivo estadual se dirige para o Centro de Eventos do Pantanal, por volta das 10h, onde passa em revista a tropa. Ele também concede entrevista coletiva e, posteriormente, abre evento para posse da equipe de secretários. Ele viaja na sequencia a Brasília, onde participa da solenidade de posse da presidente Dilma Rousseff (PT).
O governador Silval Barbosa (PMDB) foi reeleito em primeiro turno com 51,2% dos votos válidos nas votações do dia 3 de outubro de 2010. No pleito de 2006, ele foi eleito vice-governador, com a reeleição do então gestor do Estado, Blairo Maggi (PR). Silval assumiu o cargo de governador oficialmente em 31 de março deste ano, quando Maggi deixou o governo para se dedicar à disputa ao Senado.
Silval ingressou na vida pública como prefeito de Matupá, cargo exercido no período de 1993 a 1996. Ele foi eleito deputado estadual nas eleições de 1998, conquistando a reeleição em 2002. Foi também presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa, permanecendo no cargo de 2005 a 2006. Silval é bacharel em Direito e empresário. Ele nasceu em Borrazópolis, no estado do Paraná. O governador é casado, pai de três filhos, tem 49 anos e mora há 33 em Mato Grosso.
Comentários