Posse do novo presidente da AMM fica para fevereiro
O novo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá (PR), será empossado no dia primeiro de fevereiro de 2011. A data foi oficializada ontem após reunião com o atual presidente, Pedro Ferreira (PP), prefeito de Jauru.
De acordo com Meraldo, no dia 10 de janeiro uma equipe de transição, composta por funcionários ligados ao atual e ao novo presidente, começará a traçar um cronograma de trabalho para 2011 com base no orçamento de R$ 10 milhões.
Antes mesmo de ser empossado, o novo presidente da AMM busca o apoio do grupo derrotado na disputa pelo comando da Associação. A chapa adversária foi liderada pelo prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues de Freitas (PR). “Trabalhamos desde já para buscar entrosamento entre os prefeitos e para que não haja desfiliações”, antecipa o prefeito de Acorizal.
Também na primeira quinzena de janeiro, Meraldo Sá deverá receber do atual presidente um relatório dos funcionários da AMM lotados em Mato Grosso e no escritório de Brasília. Ele reforça um possível corte no quadro de funcionários da Associação, mas pondera que irá aproveitar ao máximo o corpo técnico do órgão.
Quanto aos programas para os dois anos de mandato, o presidente da AMM diz que pretende se reunir com os 136 prefeitos filiados para construir um planejamento conjunto. Para os primeiros noventa dias de mandato, ele tem como meta se aproximar do governador Silval Barbosa (PMDB) para discutir a aplicação de um teto mínimo de repasse do ICMS para os municípios emergentes, aumento no repasse do transporte escolar às prefeituras e a “melhor distribuição” do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Além disso, a nova presidência da AMM planeja estreitar o relacionamento com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) com o objetivo de aprimorar os mecanismos de controle, fiscalização e, principalmente, de informação.
Comentários