Novidade ficou por conta da indicação do defensor público-geral Djalma Sabo Mendes para a Secretaria Extraordinária de Governo
Silval fecha assessores de 1º escalão
O governador Silval Barbosa (PMDB) fechou o quadro de indicados das principais pastas do Executivo estadual. O deputado federal Eliene Lima e o deputado estadual Carlos Antônio Azambuja, ambos progressistas, foram indicados pelo partido para as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Esportes e Lazer, respectivamente. A demora da oficialização da equipe ocorreu em meio ao impasse no PP sobre os indicados. Entretanto, a direção da legenda definiu na noite de ontem pela pelos nomes dos dois parlamentares.
Silval também confirmou ontem o nome do ex-defensor Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes para ocupar o comando da recém-criada secretaria Extraordinária de Governo. O chefe do Executivo estadual ainda aguarda resposta do deputado estadual José Domingos Fraga (DEM) para a Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. O parlamentar está em viagem e deve retornar nos próximos dias. O governador confia na possibilidade dele aceitar o convite. Mas no Democratas o assunto ainda depende de entendimentos.
Com os acertos finais, o próximo staff será conduzido com César Zílio na secretaria de Administração; Nico Baracat (PMDB) na pasta das Cidades; Oscar Carvalho no comando da Comunicação; o deputado estadual João Malheiros (PR) na secretaria de Cultura; Teté Bezerra na gestão da secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Rosa Neide Sandes de Almeida na pasta da Educação; Edmilson dos Santos na gestão da Fazenda; Pedro Nadaf à frente da secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia e Alexander Maia na administração do Meio Ambiente.
A lista dá conta ainda da permanência de José Gonçalves Botelho do Prado no comando do Planejamento; o deputado federal Pedro Henry à Secretaria de Saúde; Diógenes Curado na Segurança Pública, Roseli Barbosa na secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social; Arnaldo Alves de Souza Neto na pasta de Transportes e pavimentação Urbana e o desembargador Paulo Lessa na gestão da secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Na tarde de ontem, Silval alertou o Partido Progressista sobre a importância da definição dos indicados para as pastas sob a cota da legenda, ou seja, a Secitec e a Secretaria de Esportes e Lazer. A demora para o anúncio oficial decorreu de celeuma gerada no partido devido à intenção do vice-governador, Chico Daltro (PP) de retornar a gerência do setor. Membros da direção da sigla como o deputado eleito José Riva entenderam que o espaço na Secitec deveria contemplar outro indicado, levando em consideração o fato de Daltro já possui função de destaque no staff – com os afazeres de vice-governador.
O chefe do Executivo estadual procurou não se envolver diretamente na discussão do PP. Disse que os nomes apresentados pelo partido para o staff estavam dentro do perfil exigido pelo Estado, de competência técnica e política para a gestão das ações. No entanto, pediu a sigla definição sobre os nomes de forma urgente. “Eu deveria ter anunciado antes, mas essas questões nos partidos devem ser respeitadas. Mas precisamos de uma definição rápida”, avisou.
Comentários