Comércio: Vendas no Estado fecham 2010 com alta de 11%
O presidente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Pedro Nadaf, confirmou ontem o desempenho positivo do comércio mato-grossense neste ano. Segundo Nadaf, que também é secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, 2010 foi extremamente positivo e o crescimento apurado supera em 11% o contabilizado no ano passado.
“Foi um ano muito bom. O Natal deste ano no Estado gerou vendas 8,3% acima do apurado em igual momento do ano passado. 2010 foi o ano em que mais geramos empregos no segmento de comércio e serviços com um crescimento de 2,7%, ou seja, cerca de 5,6 mil novas vagas”.
Além da conjuntura nacional que permitiu maior acesso dos consumidores às compras, como a estabilidade da política econômica e maior oferta de crédito, Nadaf destaca que fatores internos, ligados à política e à economia de Mato Grosso, possibilitaram os resultados de 2010. “Tiramos muitas micro e pequenas empresas da informalidade e as transformamos em 15 mil Empreendedores Individuais (EI). A instalação de 42 centros de atendimento empresarial melhorou a informação e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as micro e pequenas Empresas (MPE), trouxe um grande benefício, um apoio que chega a 50% de redução do imposto estadual”.
Diante deste cenário, Nadaf já projeta o crescimento do segmento comercial em 2011. Segundo ele, a média de cerca de 10%, ou seja, expansão alicerçada em dois dígitos, continua. “Este ano que se inicia será marcado como mais um ano de crescimento, afinal, novas indústrias continuarão chegando, novas redes de varejo aportando Estado afora e por isso, o percentual de crescimento deverá ser mantido”. (Com assessoria)
Comentários