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Economia
Terça - 28 de Dezembro de 2010 às 11:05

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As vendas dos supermercados cresceram 1,1% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2009, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado nesta terça-feira pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Na comparação com outubro deste ano houve queda de 5,22%, enquanto no acumulado do ano (11 meses) as vendas tiveram um crescimento de 4,33%, na comparação com igual período de 2009.

Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de novembro, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de janeiro a novembro os alimentos pressionaram o indicador fazendo os preços subirem 8,95%, bem acima da taxa de 3,18% do índice fechado de 2009.

Os produtos com as maiores altas em novembro, ante outubro, foram: batata (18,28%); carne bovina - traseiro (11,07%); e carne bovina - dianteiro (9,44%). Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: cebola (-2,60%); feijão (-2,54%); e tomate (-2,53%).

No acumulado dos onze primeiros meses de 2010, as categorias que apresentaram as maiores altas foram: feijão (64,6%); queijo muçarela (33,5%); e carne bovina - traseiro (30,6%).

Já os produtos com as maiores quedas no acumulado do ano foram: cebola (-47,9%); tomate ( -23,1%); e batata (-6,7%).

De acordo com a Abras, esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 6,80% em novembro, em relação a novembro de 2009, e queda de 4,43% ante outubro deste ano. O acumulado nominal, nos onze meses do ano, chega a 9,48%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em novembro, o AbrasMercado -- cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK -- apresentou alta de 4,80%, em relação a outubro deste ano. Já na comparação com novembro de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 14,85%, passando de R$ 261,61 para R$ 300,47. 






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