Vendas de Natal são 15% maiores este ano em MT
As vendas de Natal atingiram as expectativas e em Mato Grosso o varejo superou a movimentação de 2009 em até 15%. De acordo com a estimativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), o crescimento ficou entre 12% e 15%, sendo que alguns segmentos, como eletrônicos, o aumento foi ainda maior.
No Shopping Goiabeiras o valor nominal cresceu 30% em relação ao Natal do ano passado. De acordo com o superintendente Adilson Marante, a margem estava dentro das estimavas baseadas no desempenho de todo o ano. Além do incremento no valor nominal, Marante diz que houve uma maior participação dos clientes na promoção de final de ano.
No Pantanal Shopping, o tíquete médio gasto nas compras foi 23% superior este ano, atingindo R$ 255, quase R$ 50 mais dos que os R$ 206 registrados em 2009. Outra superação foi no movimento de pessoas, que na última quinta-feira (23) chegou a 70 mil, 130% a mais do que em uma quinta-feira comum. De acordo com o gerente de Marketing, Alfredo Zanotta, os 2 últimos meses tiveram intenso movimento. "Nos meses de novembro e dezembro, mais de 2 milhões de pessoas circularam pelo empreendimento". Entre os produtos mais vendidos, Zanotta destaca os celulares, roupas, eletroeletrônicos e brinquedos.
O vice-presidente da Facmat, Manuel Gomes, diz que os eletroeletrônicos foram os grandes campeões em virtude dos lançamentos e da ascensão das classes C e D, que agora têm acesso a produtos mais modernos. "Os eletrônicos superaram o crescimento de 15%, assim como setor de vestuário, perfumaria e alimentação", explica ao dizer que o setor de alimentos cresceu em consequência dos preços dos importados.
Nos supermercados, o aumento da concorrência não freou as vendas. Na rede Modelo, o diretor Altevir Magalhães diz que a comercialização geral atingiu o esperado de 10% a 15% de aumento na última semana, sendo que algumas lojas mais e outras menos, em virtude da entrada de novas redes na Capital. A gerente regional do Comper, Izilda Maria da Silva, diz que as vendas foram 15% superiores às do ano passado e que no setor de aves, por exemplo, os produtos esgotaram. Quanto à expectativa para esta semana, as vendas devem ser voltadas para os suínos, bovinos e bacalhau. No Modelo, Magalhães diz que o Ano Novo tende a ter um ritmo menor do que o Natal em virtude das viagens. Mas que com relação ao RÉveillon de 2009 deve haver crescimento na mesma margem natalina.
Comentários