Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Dezembro de 2010 às 09:20
Por: Caroline Lanhi

    Imprimir


Os 19 mil habitantes de Paranatinga (373 Km ao sul de Cuiabá) estão há 40 dias sem os serviços do único hospital da cidade, o Hospital Maternidade São Benedito, que desde 1.989 atendia a demanda para baixa e média complexidade. Mais de mil moradores aderiram a um abaixo-assinado pelo funcionamento da unidade de saúde.

De acordo com um ofício protocolado na Promotoria de Paranatinga pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdeci Donizetti Nunes, desde que o município passou a ter Gestão Plena sobre os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a prefeitura não faz mais encaminhamentos de internação/ intervenção cirúrgica ao hospital da cidade. Os pacientes são levados a hospitais de cidades vizinhas, principalmente Poxoréu e Primavera do Leste.

A sócia-proprietária do hospital, Genialda Pinheiro Kim, explica que o hospital fechou as portas porque o município não firmou contrato com a unidade, a qual depende do SUS. Ela explica que antes da decisão do prefeito, Vilson Pires, de não contratar os serviços da unidade, o hospital funcionava com os 35 leitos 100% ocupados e com 86 Autorizações de Internação Hospitalar (AIH"s). Diz ainda que a partir de novembro os postos de saúde do município pararam de encaminhar pacientes ao hospital.

O presidente da Câmara afirma que, em reunião, a única explicação fornecida pela secretária de saúde e primeira dama, Lindineide Belém de Freitas, é que a prefeitura não tem interesse em contratar o Hospital São Benedito pois a unidade não tem serviços a oferecer. "Sabe-se que em Paranatinga há poucos médicos, são cerca de 6 profissionais, mas o São Benedito sempre atendeu muito bem a demanda do município".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106696/visualizar/