Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 02 de Setembro de 2013 às 12:57

    Imprimir


Municípios que nos últimos 20 anos investiram em uma agricultura com mais tecnologia tiveram evolução 38,2% maior em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quando comparados às capitais dos estados avaliados. A conclusão faz parte da versão preliminar da Avaliação de Desempenho do Desenvolvimento Social de Municípios Rurais no Período 1990-2010, com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e análise das assessorias Econômica e de Desenvolvimento Sustentável da Farsul. O estudo foi apresentado na Expointer 2013, em Esteio/RS.


 
A pesquisa se desenvolveu em 10 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, foram avaliadas oito cidades, divididas em dois grupos: “Municípios com Agricultura Desenvolvida” (Cruz Alta, Lagoa Vermelha, São Luiz Gonzaga e Sertão) e “Municípios com Agricultura em Desenvolvimento” (Cambará do Sul, Pedro Osório, Lavras do Sul e Quaraí). Os resultados apontaram, nas cidades que investem no setor agropecuário, melhoria muito significativa não só no desenvolvimento econômico, como também na qualidade de vida, baseada, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em três quesitos: expectativa de vida, renda per capita e nível de escolaridade.


 
“O crescimento dos municípios com agricultura desenvolvida tem, na média dos estados analisados, ritmo similar ao de cidades da zona metropolitana, que receberam grandes investimentos públicos nos últimos anos, porém com uma vantagem: oferecem uma vida mais saudável às suas populações”, afirma o assessor de desenvolvimento Sustentável da Farsul, Eduardo Condorelli. Ele ainda afirma que as cidades que possuem agropecuária expandida criam uma rede de comércio forte, aumentando os níveis de empregabilidade e geração de renda. É a terceira vez que a ONU disponibiliza os índices brasileiros. A pesquisa foi feita com base nos dados de 2010. O agronegócio tem participação de 40,16% no PIB gaúcho.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10670/visualizar/