Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 01 de Setembro de 2013 às 18:53

    Imprimir


O governo do Japão apoiaria uma intervenção militar dos Estados Unidos na Síria se for comprovado o uso de armas químicas no conflito civil do país árabe, revelou neste domingo a agência Kyodo, citando várias fontes governamentais.


 
Segundo essas fontes, o executivo japonês está preparando um comunicado no qual o primeiro-ministro Shinzo Abe apoiaria a intervenção militar dos Estados Unidos, no caso de uma comprovação do uso de armas químicas pelo regime de Bashar al Assad.


 
"O Japão não tem outra opção a não ser apoiar os Estados Unidos", disse uma fonte do governo à "Kyodo", enquanto um funcionário do alto escalão garantiu: "Nós devemos nos aliar com os Estados Unidos".


 
O ministro da Defesa japonês, Itsunori Onodera, assegurou hoje que o Japão "observará muito de perto" a resposta do governo americano, depois que o presidente Barack Obama anunciou que vai pedir autorização ao Congresso antes de atacar a Síria.


 
"É evidente que foram utilizadas armas químicas na Síria", declarou Onodera, que explicou que o Japão tomará uma decisão após a troca de informações com as autoridades americanas.


 
O ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, e o secretário de Estado americano, John Kerry, determinaram durante uma conversa telefônica na noite de sábado que os dois países vão cooperar de maneira estreita em relação às acusações do uso de armas químicas contra civis pelo governo sírio.


 
Durante uma reunião do gabinete de ministros do Japão, na última sexta-feira, ficou evidente que o uso de armas químicas é uma preocupação para o Japão, já que países vizinhos, como a Coreia do Norte, estão trabalhando com esse tipo de armamento, explicou o ministro porta-voz Yoshihide Suga.


 
O presidente dos Estados Unidos anunciou ontem sua decisão de atacar a Síria em represália pelo uso de armas químicas por parte do regime de Assad, algo que considera provado, mas esclareceu que buscará a autorização do Congresso, o que afasta a perspectiva de uma ação iminente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10722/visualizar/