Eletrobrás assina convênio com o Instituto Ação Verde
A Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) assinou ontem (15), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), um convênio com o Instituto Ação Verde para apoiar o projeto Verde Rio, cujo foco é recuperar e preservar as matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso. Inicialmente, os municípios de Sinop, Sorriso e Itaúba serão contemplados com ações de reflorestamento das matas ciliares, patrocinadas pela empresa. A prioridade do projeto para 2011 será a recuperação e a preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) do rio Teles Pires.
No evento, que também tinha o objetivo de apresentar o balanço das atividades do Instituto em 2010 e lançar os projetos para 2011, Leila Moraes Gomes, representante do Departamento de Responsabilidade Social e Projetos com a Sociedade da Eletrobrás, informou que o projeto será feito em várias etapas. Entre elas está o levantamento das Áreas de Preservação Permanente Degradadas (APPDs), que será feito por imagens de satélite. Além disso, haverá um cadastramento socioeconômico e ambiental dessas áreas, implantação de viveiros, produção de mudas e plantio. Outra ação importante será a estimativa de emissão de carbono das espécies utilizadas no plantio e, com essas ações, fomentar a conscientização ambiental.
“É um projeto muito grande que envolve esses municípios. Para nós é importante porque a Eletrobrás apoia projetos de inclusão social que se inserem na política pública do governo federal para o setor, bem como nas políticas definidas pela empresa para sua área de responsabilidade social”, afirmou Leila.
O presidente do Instituto Ação Verde e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, destacou a importância de as empresas fazerem ações que beneficiem o meio ambiente e a sociedade. “Nós vivemos em um planeta cujos recursos naturais são finitos. Então, precisamos usar esses recursos com muita parcimônia e preservando o meio ambiente”, ressaltou Prado.
Comentários