Repórter News - reporternews.com.br
"Medida Certa" aposta em disputa em duplas para estimular os participantes
Com balanças e fitas métricas a postos, foi dada a largada para a corrida contra o sobrepeso. A quarta temporada do Medida Certa, quadro do Fantástico, estreia no domingo, dia 1º de setembro. Este ano, o "elenco de peso" será composto pelos cantores César Menotti, Preta Gil, Gaby Amarantos e pelo comediante Fábio Porchat. A novidade desta edição é que, pela primeira vez, os participantes competem entre si, divididos em duplas. Rivalidades à parte, o clima entre o quarteto é de descontração. E, apesar de almejarem a redução das medidas, está claro que o objetivo principal é a melhora na qualidade de vida. "O foco é sempre na saúde. O nosso corpo é feito para se movimentar, não só pelo excesso de peso. Mas, principalmente, pelas consequências que esse excesso pode ocasionar", conta o preparador físico Marcio Atalla, responsável pela elaboração da rotina de exercícios e alimentação dos participantes.
O critério de escolha dos competidores foi simples: gordinhos que usam a carreira agitada como desculpa para não se exercitarem. Agora eles seguem à risca as recomendações de Marcio e se enfrentam em duplas. Preta e Fábio, pesando juntos 184 kg, César e Gaby, com 215 kg. Eles estão empolgados com a disputa e ansiosos pela perda de peso. César, o mais pesado entre os participantes, espera driblar a obesidade, que lhe acompanha desde jovem. "Eu sou sedentário e me alimento mal. O convite veio no momento certo. Esse era o estímulo do qual eu precisava", confessa César, dessa vez sem seu irmão Fabiano, que garante o apoio por trás das câmaras. "Meu irmão está me dando força e fará tudo que eu fizer", entrega o cantor.
Preta e Gaby esperam representar a mulher brasileira na competição. Com biotipos parecidos, elas têm como objetivo servirem de inspiração para outras, que, como as duas, são "cheinhas" e curvilíneas. "Fiquei muito feliz quando soube que a Preta iria participar. Ela foi minha inspiração. Quando a via cantando pensava que se ela podia, eu também podia", conta Gaby, que, assim como Preta, espera que sua participação no programa não seja mal interpretada pelas fãs. "O meu objetivo não é ficar magra, é ter saúde. Continuo lutando pela diversidade. Continuarei meus contratos com as marcas "plus size" que represento", garante Preta. A filha de Gilberto Gil tem um tratamento diferenciado na competição por conta de um sério problema no joelho, que pode impedi-la de continuar a carreira nos palcos. "O Marcio me convenceu a participar, disse que poderíamos cuidar da minha lesão", confidencia. "Espero conseguir, como em 2007, desfilar na Sapucaí como rainha de bateria. Sem sentir nenhuma dor", completa.
A grande surpresa do quadro ficou por conta da participação de Fábio Porchat, já que, aparentemente, o comediante não apresenta problemas com a balança. "Eu sou meio largo, isso ajuda a criar a ilusão de que sou magro. Estou pelo menos 10 quilos acima do peso", revela. Fábio foi apontado como o "falso magro" da competição e, segundo Marcio, ele reproduz a realidade atual do brasileiro. "Uma pesquisa do Vigitel apontou que 51% dos brasileiros, assim como Fábio, têm sobrepeso", expõe Márcio, referindo-se aos dados coletados pelo Ministério da Saúde.
Além do preparador físico, a condução do Medida Certa fica também a cargo de Tadeu Schmidt. "Temos grandes exemplos para as pessoas seguirem em casa. E quando eu digo grandes, não é nenhuma piadinha", brinca Tadeu. As gravações começaram no dia 20 de agosto. E, desde então, os participantes estão sendo submetidos a uma prova física e uma medição, semanalmente.
Cada avaliação soma pontos até a grande final. A diminuição de fatores de risco, como glicemia e colesterol, rendem pontos extras para os competidores, reforçando a importância da saúde nesta edição. Os mutirões, realizados em algumas cidades brasileiras, continuam nesta temporada. Um apresentador do Fantástico e um participante do quadro sempre estarão presentes. Serão montadas tendas com orientadores físicos e nutricionais para a população. O primeiro mutirão será realizado no dia 8 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de Fábio Porchat.
Fonte:
TV Press
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10772/visualizar/
Comentários