Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2010 às 16:00

    Imprimir


O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse nesta quarta-feira que países ricos e emergentes prometeram contribuir com US$ 49,3 bi para ajudar as nações mais pobres, em uma tentativa de reabastecer um fundo criado para esse propósito.

Em uma teleconferência realizada ao fim de dois dias destinados à arrecadação de fundos para a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA, sigla em inglês), Zoellick disse que houve um aumento de 18% em relação à ultima arrecadação há três anos.

Para ele, essa é uma conquista considerável, dadas as condições econômicas difíceis que os países mais ricos enfrentam. Mas ele não especificou com quanto os Estados Unidos ou outras nações estavam contribuindo.

A IDA é o maior fundo mundial para os países pobres, oferecendo subsídios e empréstimos sem cobrança de juros para serviços básicos como o fornecimento de água limpa, saneamento e melhor a assistência maternal nos lugares mais carentes no mundo.

O fundo é reabastecido ou recebe um acréscimo ao valor existente a cada três anos.

Doadores se reuniram em Bruxelas no começo desta semana para anunciar suas contribuições e Zoellick expressou sua gratidão pela boa vontade, num momento em que os orçamentos estão sofrendo cortes e grande parte do mundo ainda luta para se recuperar da crise financeira de 2007-2009.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107727/visualizar/