Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2010 às 11:25

    Imprimir


Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que em um ano o país registrou um total de 2,5 milhões de vítimas de agressão física, o equivalente a 1,6% da população. Os números englobam agressões cometidas contra homens e mulheres. Entre as mulheres, os resultados indicam que 25,9% das vítimas foram agredidas pelo marido ou ex-marido. 

O perfil das vítimas de agressão mostra que a violência é mais comum contra jovens de 16 a 24 anos e com renda domiciliar per capita de até um quarto do salário mínimo. Os resultados incluem desde a agressão cometida contra a mulher pelo marido até as agressões entre jovens, brigas na rua entre desconhecidos.

Em relação ao local de ocorrência, 25,4% das vítimas foram agredidas em casa, enquanto 48% dos ataques ocorreram na rua.

Quando o agressor é uma pessoa desconhecida 69,5% dos casos ocorreram na rua. Quando o agressor é um policial, o percentual de ataques na rua foi de 65,5%. Em casos de violência doméstica em que o agressor é o parceiro, 80,5% dos casos ocorrem em casa.

A maioria das vítimas (56% ou 1,4 milhão de pessoas) não procura a polícia. As justificativas mais citadas foram o medo de represália ou o fato de não querer envolver a polícia. Em outros casos, a vítima não considerou importante procurar auxílio policial.

Os resultados fazem parte da pesquisa "Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil", divulgada nesta quarta-feira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107758/visualizar/