Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2010 às 11:02

    Imprimir


A pesquisa "Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil", divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 11,9 milhões de pessoas foram roubadas ou furtadas no país durante o período de um ano. O número representa 7,3% da população com idade a partir de 10 anos.

A região com maior percentual de vítimas foi o Norte do país, onde quase 10% da população foi alvo de roubo ou furto. O menor percentual foi registrado no Sudeste, com 6,7% da população.

Os dados mostram que os roubos ou furtos atingem preferencialmente moradores de áreas urbanas e que os homens são alvos mais frequentes do que as mulheres. A análise por faixa etária mostra que o maior percentual de pessoas assaltadas foi registrado entre pessoas de 16 a 24 anos (8,9%). Nas cidades, o percentual de entrevistados que declararam ter sido alvo de algum destes eventos chega a 8,1%. Em áreas rurais, essa participação cai para 3%.

A renda é fator determinante para as chances de ser alvo de furto ou roubo. A pesquisa indica que 11,6% das pessoas que moravam em casas com rendimento mensal domiciliar per capita a partir de cinco salários mínimos foram vítimas de roubo ou furto. Nas casas com menos de um quarto do salário mínimo, o percentual de vítimas foi de 4,7%.

Cada tipo de crime está associado a um determinado local de ocorrência. De acordo com os relatos dos entrevistados, 70,5% dos roubos ocorreram na rua. Apenas 12,2% dos entrevistados foram assaltados em casa ou na residência de terceiros. Em relação aos furtos, 47,6% deles ocorrem em casa, enquanto 26,8% ocorreram na rua.

Os itens mais visados pelos criminosos foram telefone celular, dinheiro, cartão de crédito ou débito ou cheque. Em seguida, aparecem na lista documentos e objetos pessoais, bicicleta e carro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107760/visualizar/