Nas duas primeiras semanas de dezembro vendas surpreenderam; lojistas reviram metas
Comércio projeta Natal gordo em MT
Mato Grosso é o que mais cresce no Centro-Oeste nas vendas do comércio varejista, com alta de 19,5% desde o início do ano. As consequências são esperadas para o período natalino, que causa no setor a expectativa de crescimentos recordes sobre os últimos anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o crescimento das comercializações varejistas referentes a outubro e Mato Grosso registra um aumento 8 pontos percentuais em relação ao índice nacional, que no acumulado do ano foi de 11,1%.
No comércio, as vendas nas duas primeiras semanas de dezembro são 20% superiores às do mesmo período do ano passado, segundo estimativa da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio). O vice-presidente da entidade, Roberto Peron, diz que as pesquisas apontavam para crescimento entre 8% e 10% em relação ao mesmo período de 2009, mas que com os resultados dos últimos dias, as expectativas mudaram e as vendas devem superar os 10%.
Na loja de sapatos Studio Z a movimentação começou e daqui para frente deve se intensificar. De acordo com o gerente, João Victor Pinheiro da Silva, as vendas devem ser no mínimo 15% superiores às de 2009. Para atender a maior demanda, o gerente diz que o quadro de funcionários aumentou em 20% e a loja dobrou o limite de crédito disponível no cartão da loja. "Cerca de 75% das vendas são no cartão, então dobramos o limite para que os clientes não percam a oportunidade de presentear neste Natal". Além de mais limite, a loja também tem novo horário e fica aberta até às 22h no centro da Capital.
Na Big Lojas o crescimento maior é esperado para a próxima semana, quando a última parcela do 13º salário deverá ser paga e as pessoas realmente forem às compras. A gerente da loja, Marciley Geany Scheid, diz que a expectativa é que este final de ano seja até 30% maior em volume de vendas. "Como registramos uma alta de 10% mês a mês, para o Natal apostamos em crescimento entre 20% e 30%". Na loja em que Geany gerencia, a equipe passou de 30 para 42 colaboradores, entre vendedores e seguranças extras.
Em uma loja de eletrodomésticos a aposta é nas promoções. O gerente, que pediu para não se identificar, diz que as vendas deverão ser 20% superiores às do ano passado e que a linha de informática e de televisões de LCD e Plasma serão os campeões este ano.
Roberto Peron explica que os eletroeletrônicos são que mais devem ser vendidos, mas que os setores de calçados e de confecções terão crescimento acima do esperado. "O crédito que estava facilitado para os eletrônicos, agora também está disponível para compras de roupas e sapatos, o que vai resultar em um aumento ainda maior".
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