Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 31 de Agosto de 2013 às 17:44
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


O Grupo Estadual de Combate à Homofobia (Greco) realizou, nesta sexta-feira (30.08), o seminário de “Nivelamento de Informações sobre Homossexuais, Travestis e Transexuais para profissionais da Segurança Pública”. O seminário foi a primeira atividade do grupo após a sua criação.
 
 
 
A capacitação foi realizada na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, e reuniu policiais militares e civis, bombeiros, profissionais da Politec, guardas municipais, membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).
 
 
 
O secretário executivo do Greco, Rodrigues de Amorim Souza, explicou que o objetivo do seminário foi capacitar os profissionais de segurança pública sobre as especificidades do movimento de Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transexuais (LGBT), além de capacitar os 30 integrantes do Greco empossados no último mês.
 
 
 
“A capacitação irá colaborar para o policial quando for atender uma ocorrência envolvendo alguém do movimento, ele saiba diferenciar as especificidades, a motivação criminosa, e as providências necessárias a se tomar a partir do primeiro contato. Além disso, preparar nossa força policial para Copa do Mundo, quando receberemos pessoas de várias orientações sexuais”, destacou Rodrigues.
 
 
 
Para o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, o evento é importante para conscientizar os policiais no que diz respeito ao atendimento das pessoas LGBT. “O policial não pode deixar o preconceito aflorar na execução da atividade, porque a partir do momento em que ele deixa o sentimento surgir, ele deixa de compreender, de ser tolerante e passa a julgar as pessoas. A nossa função não é de julgar ninguém, e sim buscar a verdade”, disse.
 
 
 
O coordenador do Greco, coronel BM, Marcos Roberto Weber Hübner, acredita que os profissionais estão em constante evolução no atendimento das ocorrências que envolvem o público LGBT. “Entre as ações que estão sendo desenvolvidas com os profissionais de segurança pública, uma das intenções é oferecer uma capacitação adequada para atender as ocorrências e realizarmos um bom trabalho".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10789/visualizar/