Votação credencia Maggi a discursar por todos eleitos
Ex-governador do Estado e senador eleito, Blairo Maggi (PR) representará o universo de 67 eleitos e suplentes de Mato Grosso, para a próxima legislatura, no ato de diplomação que será realizado na próxima quinta-feira, às 19h, no auditório do Cenariaum Rural, em Cuiabá. Ele foi escolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob aval do presidente, desembargador Rui Ramos, tendo como critério o número de votos assegurados nas eleições de 2010. Reeleito, o governador Silval Barbosa (PMDB), além do presidente da Corte Eleitoral, também farão discurso no evento.
No pleito geral, Maggi se credenciou a um mandato de oito anos no Senado federal com 1.073.039 votos, ou o correspondente a 37,09% sobre o total dos votos válidos. O segundo colocado, ex-procurador da República Pedro Taques (PDT), somou 708.440 votos ou o equivalente a 24,48%. A previsão do cerimonial do Tribunal é de que a cerimônia, com aproximadamente 1.500 pessoas, entre diplomados e convidados, tenha duração aproximadamente duas horas. Mas a Corte trabalha com possibilidade de o ato ser prolongado, dependendo também do tempo de discurso dos componentes da mesa.
Serão diplomados na solenidade 67 eleitos e suplentes. Tomam lugar à mesa principal o desembargador Rui Ramos, o governador, o senador eleito Blairo Maggi, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), e o presidente da Câmara Municipal, Deucimar Silva (PP), além de um representante da Câmara Federal. Na ordem de distribuição de convites, o chefe do Executivo estadual tem direito a 30 convites, o vice-governador eleito, Chico Daltro (PP), a 20 convites, e o mesmo número foi reservado para os senadores eleitos Maggi e Taques.
Cada deputado federal eleito tem direito a 15 convites e a bancada estadual para o próximo mandato, a 12. Suplentes de senador, deputado federal e estadual, terão direito a 10, 8 e 5 convites, respectivamente. O TRE calcula um rol de aproximadamente 708 convidados dos eleitos e suplentes. Autoridades e convidados da Corte eleitoral deverão somar mais 700 pessoas. Na lista de convidados do órgão estão outras autoridades, como representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de magistrados da Justiça Eleitoral e servidores do TRE.
Existe ainda espaço para a equipe da Corte eleitoral que atuará no ato de diplomação e também para a imprensa. Devido ao número de participantes, o Tribunal solicitou apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, através de pedido feito diretamente para o Comando Geral da PM.
Ao ser eleito senador da República, Blairo Maggi assegurou também o posto de único ex-governador de Mato Grosso a deixar o Palácio Paiaguás para ingressar no Congresso Nacional após dois mandatos consecutivos.
VOTAÇÃO – Até a data da diplomação, o Tribunal Regional Eleitoral pretende concluir o julgamento das contas de todos os eleitos e suplentes na Eleição 2010.
Comentários