Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Dezembro de 2010 às 17:59

    Imprimir


Fiscais encontraram 19 mulheres trabalhando em uma das casas noturnas em situação degradante
Fiscais encontraram 19 mulheres trabalhando em uma das casas noturnas em situação degradante

Fiscais do Ministério do Trabalho resgataram 35 trabalhadores em condições degradantes em inspeções realizadas em Goiás e Mato Grosso. Em Aparecida de Goiânia, 11 homens que trabalhavam na construção civil foram resgatados, enquanto 24 pessoas deixaram bares e casas noturnas onde trabalhavam em situação análoga à de escravos em Várzea Grande (MT) após a ação dos fiscais.

Os trabalhadores da construção civil alegaram terem sido iludidos com promessas não confirmadas ao deixarem o Maranhão em busca de serviço em Goiás. A empresa que os contratou não acertou a documentação e cobrava deles as passagens de ônibus.

Os fiscais detectaram ainda irregularidades como cerceamento do direito de ir e vir, alojamentos precários e insegurança alimentar. Alguns funcionários denunciaram que não recebiam comida se estivessem doentes ou impossibilitados de trabalhar. Ainda havia terceirização irregular de trabalho e atraso nos pagamentos de salários.

Já em Várzea Grande, os fiscais observaram que os trabalhadores eram obrigados a jornadas de trabalho exaustivas e alojamentos precários e inseguros, sem medida de proteção para incêndio e sujos. Os empregados recebiam por show e comissão sobre venda de bebidas, e os valores eram trocados por mercadorias fornecidas pelo empregador a preços superfaturados.

Segundo o Ministério do Trabalho, entre janeiro e setembro deste ano foram realizadas 69 operações para erradicação de trabalho escravo pelo país, que resultaram no resgate de 1,4 mil trabalhadores e no pagamento de R$ 5,4 milhões de reais de verbas rescisórias.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108199/visualizar/