DEM ensaia reaproximação para ter deputado no staff
Após intitular-se oposição na campanha eleitoral apoiando a candidatura ao governo do Estado de Wilson Santos (PSDB), o DEM já ensaia reaproximação com o governador Silval Barbosa (PMDB). Os sinais já são dados pela executiva estadual que não oferece resistências para emplacar o deputado estadual José Domingos Fraga na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).
"Não compete ao DEM reivindicar cargos porque não apoiamos o projeto de reeleger Silval. Mas, qualquer proposta deve ser avaliada e é natural que ocorra com o deputado José Domingos. É um homem que trabalha pelo desenvolvimento de Mato Grosso e tem disposição para contribuir. Não acredito que o partido que vai se opor a este projeto", afirmou Oscar Ribeiro, presidente do diretório estadual.
Nos bastidores, comenta-se que a decisão do Palácio Paiaguás de não mais criar a Secretaria de Agricultura Familiar mantendo essas atribuições na Secretaria de Desenvolvimento Rural foi uma estratégia para atender as exigências do DEM. Porém, o governador Silval Barbosa (PMDB) deu prazo até sexta-feira (10) para que Domingos Fraga se posicione com relação ao convite. Se houver recusa, o chefe do Executivo encaminhará uma nova mensagem a Assembleia Legislativa referente à reforma administrativa, desta vez, prevendo a criação da Secretaria de Agricultura Familiar, que seria resultado do desmembramento da Seder.
Mesmo sem confirmar convite oficial para assumir algum cargo de primeiro escalão, o deputado José Domingos Fraga afirma que é simpático a proposta de uma secretária que possa manter unificada as políticas públicas que visam desenvolvimento rural. "Mato Grosso é um Estado essencialmente agrícola e não vejo motivos para desmembramento de uma secretaria que a meu ver é essencial".
Comentários