Equipes resgatam 46 corpos após deslizamento na Colômbia
Os corpos de 46 pessoas soterradas em um deslizamento de terra no domingo passado foram resgatados até a tarde desta quarta-feira no noroeste da Colômbia, país onde vigora um estado de emergência para enfrentar o desastre causado por fortes chuvas, informaram equipes de resgate.
Entre os corpos recuperados estão os de 22 crianças e adolescentes, muitos dos quais participavam no domingo da celebração da primeira comunhão em um bairro do município de Bello, área metropolitana de Medellín (400 km a noroeste de Bogotá), disse à imprensa o chefe do departamento regional de atenção a desastres, John Rendón.
"Continuaremos trabalhando sem descanso até encontrar os corpos de outra centena de pessoas que, calcula-se, ficaram presas no local", disse Rendón no local da tragédia.
Parentes das vítimas se preparavam para realizar outros funerais, depois que na terça-feira foram celebrados os primeiros enterros coletivos em Bello, município do departamento de Antioquia, cuja capital é Medellín e para onde viajou esta terça-feira o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.
Santos decretou na noite de terça-feira situação de desastre e emergência econômica, social e ecológica a fim de enfrentar a tragédia causada pelas chuvas em 28 dos 32 Departamentos (Estados) colombianos, em muitos dos quais morreram 206 pessoas este ano e ocorreram graves danos a cultivos, casas, estradas e outras infraestruturas.
A emergência econômica, social e ecológica é uma das três figuras constitucionais do estado de exceção na Colômbia e permite ao governo decretar impostos, modificar o orçamento e conseguir recursos rapidamente contra a crise.
Comentários