Ministro anuncia fundo de pensão para ex-jogadores
O Prêmio Craque do Brasileirão 2010, que aconteceu na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal do Rio, foi usado para homenagear os campeões do mundo de 1970, quando o Brasil faturou o terceiro título, no México.
Alguns membros daquela que é considerada por muitos a melhor Seleção da história estiveram presentes à cerimônia que premiou os melhores da Série A deste ano. O Governo Federal aproveitou para anunciar a criação de um fundo de pensão para ex-jogadores. O responsável por dar a notícia foi o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas.
Segundo ele, o fundo será gerido pela Petros, e cuidará para que os atletas não precisem de ajuda de colegas ou clubes por onde passaram para terem uma aposentadoria mais digna.
"O jogador é que tem que fazer a adesão. O clube pode incentivar, mas o jogador, que é o participante do fundo", disse Gabas.
"Os recursos têm mobilidade e portabilidade, isso significa dizer que para onde ele (o jogador) for, ele manterá o seu fundo intacto. O que os clubes podem fazer para estimular é pagar parte da premiação em dinheiro e o restante depositar neste fundo", informou o ministro.
O presidente da Petros, Wagner Pinheiro, afirmou que a adesão mínima ao fundo será de 120 reais. "É um fundo fechado, como outro qualquer. Espero que dê certo para que possamos ajudar os jogadores brasileiros. O clube coloca se quiser algum dinheiro, mas ele não está vinculado. Só o jogador", falou Wagner.
Segundo o ministro e o presidente da Petros, o fundo já está constituído, e os jogadores já podem aderir imediatamente.
Eles anunciaram também que o atacante Ronaldo, atualmente no Corinthians, será um dos incentivadores do fundo. "Ele vai ser o garoto-propaganda e já se comprometeu com uma aplicação grande. Ele vai incentivar essa poupança, porque os jogadores, como a maioria da população, não têm educação financeira", disse Gabas.
"Estamos conversando com o Ronaldo sobre o tamanho do aporte que será feito", completou Pinheiro, da Petros.
Paralelamente a esse fundo, o governo enviou ao Congresso um projeto de lei que institui um prêmio para os campeões mundiais e uma renda mensal vitalícia a esses jogadores.
Com informações da Reuters
Comentários