Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 04 de Dezembro de 2010 às 08:46
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Ainda não há data para a escolha do novo presidente do TRE. Apesar da especulação em torno da decisão, o presidente do Tribunal de Justiça, José Silvério, tem até 60 dias antes da posse do sucessor de Rui Ramos para realizar a sessão, onde os membros do TJ escolhem dois nomes para ocupar a Mesa Diretora do tribunal. Como a posse da nova gestão ocorre em 1º de março, Silvério tem até 1º de janeiro para promover a eleição dos dois nomes, que seguem para o colegiado do TRE, onde ocorre a decisão final.

Tanta expectativa sobre a escolha se deve ao fato do próximo presidente do TRE ser o responsável por conduzir as eleições municipais de 2012. Entre os mais cotados para a missão está Rui Ramos, que comanda o tribunal desde julho quando o então presidente Evandro Stábile foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi acusado de participar de um esquema venda de sentenças.

Haveria um entendimento para que Stábile e Guiomar Teodoro Borges disputem a Mesa Diretora. Assim, na segunda etapa, quando os membros do TRE definem quem ocupará o comando, a corregedoria e vice-presidência, Rui Ramos continuaria presidente e Guiomar nos outros postos. Além deles, nos bastidores, surge a possibilidade de que Carlos Alberto Alves da Rocha e Sebastião de Moraes Filho entrem na "briga". “O Tribunal elegerá, por um biênio, mediante voto secreto, seu presidente. Parágrafo único. A escolha do presidente recairá sobre um dos dois desembargadores escolhidos e caberá ao outro à vice-presidência e corregedoria”, diz o trecho do artigo 4º do regimento interno, sobre a eleição.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108911/visualizar/