Assentamento em Nobres deve ser o primeiro a ser regularizado, diz Wellington
O governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu que a regularização ambiental e fundiária dos mais de 600 assentamentos da reforma agrária existentes no Estado deve respeitar o critério de antiguidade. O assunto foi debatido nesta semana em Brasília durante reuniões do governador e a bancada federal com os ministros do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e o presidente do Ibama.
“Nenhum entre os mais de 600 assentamentos está regularizado. Vamos mobilizar os órgãos do Estado e do governo federal e resolver estas questões. Mais de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas”, garantiu Silval após a reunião.
O assentamento no município de Nobres, no Norte do Estado, deve ser o primeiro a passar pelo processo de regularização ambiental com vistas à resolver a questão fundiária. A proposta de atender Nobres, acatada por toda a bancada federal e pelo governador, foi sugerida pelo deputado Wellington Fagundes (PR).
“Nobres tem o assentamento mais antigo do Estado e é de carente de infra-estrutura. Sem a regularização ambiental, os agricultores não conseguem financiamento agrícola”, afirmou.
O parlamentar ressalta ainda que a escolha do município se deve ao potencial turístico da região. Ele acredita que será possível oferecer a região como uma das rotas turísticas visando a realização da Copa de 2014.
Comentários