Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 02 de Dezembro de 2010 às 22:46

    Imprimir


Uma operação da Polícia Federal foi desencadeada hoje em Mato Grosso e outros quatro estados. O comando da Operação Cinco Estrelas foi no Tocantins e a operação se estendeu ainda pelos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás. O objetivo dos mais de 150 policiais mobilizados foi dar cumprimento, de maneira simultânea, a 118 mandados judiciais.

Eram 11 mandados de prisões preventivas, 07 de prisões temporárias, 24 de busca e apreensão e 76 de medidas de sequestro de bens móveis e imóveis, nos referidos estados.

A investigação teve início há um ano e desvendou uma quadrilha para o tráfico internacional de drogas ilícitas e associação para o tráfico que atua nos Estados do Tocantins, Goiás, Rondônia e Mato Grosso e Pará. O bando ainda atuava em solo do Estado Plurinacional da Bolívia, país fronteiriço ao território nacional e grande produtor e exportador de cocaína.

Segundo se pode apurar, as pessoas investigadas formaram um grupo organizado por funções. Alguns atuavam diretamente, outros apenas como colaboradores para a associação criminosa. Com as divisões de tarefas e auferimento dos lucros advindos da atividade ilícita, os investigados efetivaram, por diversas vezes, a travessia de cocaína de território estrangeiro para solo brasileiro. No Brasil, a substância ilícita era armazenada, preparada e comercializada em quantidades menores aos consumidores finais.

A organização criminosa possuía dois núcleos interligados, um deles sediado no Tocantins e o outro em Goiás e Rondônia. Os demais integrantes eram pessoas ligadas aos núcleos, restando demonstrada sua participação nas condutas criminosas. Eles faziam negociação direta do produto ilícito, cobrança de dívidas e auxílio na concretização dos crimes cometidos.

O grupo de Tocantins se organizou de maneira a determinar um articulador, um transportador e um financiador das atividades ilícitas. O articulador era responsável por fornecer uma espécie de logística e contatos pessoais para o tráfico internacional. Ele planejava e preparava o transporte de grandes quantidades de drogas para o Estado, mediante o devido apoio financeiro e mão de obra para execução do transporte por outros dois criminosos.

O segundo bando, com base em Goiás e Rondônia, foi responsável pelo fornecimento da droga a traficantes nacionais. Os integrantes agiam como intermediários para o abastecimento de drogas para o grupo do Tocantins. Eles mantinham contato direto com fornecedores estrangeiros, principalmente na Bolívia, onde se extrai a cocaína.

A droga era introduzida pela divisa da Bolívia com Rondônia e remetida à cidade de Goiânia/GO, que serve de grande pólo de distribuição de drogas psicotrópicas a outras localidades do país. Um dos sócios do negócio ilícito servia como recebedor e vendedor da droga importada do país vizinho, mantendo o controle do estoque e contabilidade do bando.

A investigação teve início com o bando estabelecido em Tocantins que por diversas vezes realizou contatos, encomendou e adquiriu drogas ilícitas do grupo de Goiânia e Rondônia.

Inclusive os 350 quilos de cocaína apreendidos pela Polícia Federal em Tocantins no ano de 2009. A partir daí, foi possível identificar os demais autores do tráfico internacional de drogas e a forma como arquitetavam os crimes.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109010/visualizar/