Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 02 de Dezembro de 2010 às 21:06
Por: Kelly Martins

    Imprimir


A Polícia Civil já cumpriu 61 mandados de buscas e prisões na Operação “Tentáculo”, desencadeada nesta quinta-feira (02), de repressão a criminalidade em Cuiabá e Várzea Grande. Cerca de 20 pessoas foram presas, sendo 10 procurados da Justiça, traficantes e assaltantes de banco e posto de gasolinas. Também foram apreendidas motocicletas utilizadas para prática de crimes, armas de fogos, materiais de pesca ilegal e eletroeletrônicos.

O diretor metropolitano, delegado Marcos Veloso, destaca que a operação, além do caráter repressivo, tem foco educativo e preventivo já que várias abordagens estão sendo realizadas na área central do comércio e outros pontos da cidade. “É um marco da abertura dos trabalhos da Polícia Civil para comemorações de fim ano”, frisa Veloso.

Diversos pontos da Grande Cuiabá estão sendo vistoriados pelas equipes de policiais mobilizadas para a operação. A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra Administração Pública cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, sendo 11 empresas do segmento de vigilância e monitoramento eletrônico e quatro residências de servidores públicos que realizam exames práticos de CNH do Detran, onde foram apreendidos dois volumes de documentos.

Das empresas, em sete locais os policiais apreenderam 42 volumes de documentos, sete CPU, um notebook. O delegado responsável pela ação, Rogério Atílio Modeli, informou que o endereço de quatro empresas não corresponde ao informado e que isso deverá ser checado nas investigações.

No bairro Porto, equipes chefiadas pela delegada Liliane de Souza Santos Murata, da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), fiscalizaram três pontos com suspeita de exploração sexual infantil. Em um deles, policiais civis acompanhados de fiscais do Infância e Juventude encontraram oito crianças e adolescentes, com idades entre seis e 16 anos, em situação de risco e abandono, em uma casa em péssimas condições de higiene.

O Conselho Tutelar do Centro foi acionado e uma conselheira esteve na casa e informou que a situação já é acompanhada pelo Conselho. A equipe da Delegacia de Capturas, da Gerencia Estadual de Polinter (Gepol), cumpriu dez mandados de prisão contra pessoas procuradas da Justiça de Mato Grosso e outros Estados.

Foram presos Leonardo Rodrigues Pita, foragido de São Paulo por roubo; Benedito Viana Vilela, condenado da Justiça por roubo; Ivaldo Barbosa, que responde por crime da Lei Maria da Penha; Tiago Conceição de Moraes; Roni Alex dos Santos Aguiar, foragido de Goiania (GO); Amil Pereira Duarte, que responde por Maria da Penha e roubo, Luiz Fernando das Neves por furto; Paulo Eduardo Pereira de Sá condenado a cinco anos por roubo, Luiz Carlos de Souza Guimarães, condenado a seis anos por tráfico.

A operação “Tentáculo” foi montada para dar cumprimento a 75 mandados judiciais - 59 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão - demandados a Polícia Civil e para constatar pontos vulneráveis nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande denunciados pela população.

Um efetivo de 675 policiais, fiscais e técnicos foi empregado na ação para atacar crimes de tráfico de drogas, roubo a banco, roubo/furto em geral, receptação exploração sexual infantil, sonegação fiscal, corrupção passiva, crimes ambientais, receptação, captura de foragidos e outros delitos.

MEIO AMBIENTE

Policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vistoriaram sete locais com suspeita de prática de crime ambiental. Quatro pessoas foram detidas para averiguação.

De acordo com o delegado Carlos Fernando da Cunha, os pontos são casas de pessoas suspeitas de serem atravessadores de pescadores e fabricantes de redes de pesca predatória. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos todos em Várzea Grande, em residências próximas ao Rio Cuiabá.

Foram apreendidos: 51 quilos de pescado ilegal (cachara e jau), um tatu produto de caça ilegal, seis redes de arrastão de cem metros cada, três tarrafas, três ganchos, 40 anzóis, e uma motocicleta Honda, 150. Os suspeitos foragiram quando perceberam a presença dos policiais, abandonado os produtos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109018/visualizar/