Os caminhões do projeto visitarão Comodoro, Nova Lacerda e Planalto da Serra a partir de sexta-feira (03)
Luz em conta chega a mais três cidades de Mato Grosso
A partir deste mês, a conta de energia deve ficar mais barata para famílias de mais três cidades mato-grossenses beneficiadas pelo projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Cemat. Dessa vez, os municípios contemplados são Comodoro (656 km de Cuiabá), Nova Lacerda (530 km) e Planalto da Serra (300 km), onde 210 famílias receberão geladeiras e lâmpadas novas. O Luz em Conta faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat e tem como objetivo reduzir o consumo de energia e a conta de luz das famílias de baixa renda.
Em 2010, a distribuidora vai investir R$ 8 milhões na substituição gratuita de 10 mil geladeiras e 30 mil lâmpadas antigas por equipamentos novos e com baixo consumo de energia, em 130 municípios de Mato Grosso. As famílias atendidas recebem uma geladeira de 286 litros e três lâmpadas fluorescentes de 20W. O refrigerador novo possui o Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico, e as lâmpadas fluorescentes são 80% mais econômicas, duram mais e iluminam melhor.
O grande destaque desta edição do Luz em Conta é o aumento considerável do número de cidades beneficiadas. “No início, apenas Cuiabá e Várzea Grande eram contempladas. Já em 2009, entregamos 6 mil geladeiras e 19 mil lâmpadas em 57 municípios. Agora, atenderemos 92,2% do Estado”, conta o vice-presidente Executivo da Cemat, Antônio Carlos Fernandes da Fonseca.
A substituição dos equipamentos não gera ônus para o consumidor. Trata-se de investimento da empresa com grande alcance social, já que muitas famílias não podem comprar equipamentos modernos e mais eficientes. Com a substituição das geladeiras e lâmpadas é possível reduzir o valor da fatura de energia elétrica, permitindo que as famílias destinem parte do orçamento doméstico para outras necessidades.
Parcerias - O Luz em Conta tem o apoio do governo de Mato Grosso e de prefeituras municipais. O governo isenta a empresa do recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição das geladeiras do projeto e disponibiliza um banco de dados com o perfil de famílias carentes cadastradas na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). As prefeituras, por meio das secretarias de Assistência Social, também auxiliam na pesquisa e no levantamento das famílias com o perfil do projeto.
Comentários